FACULDADE AVANTIS trabalho sobre infarto

844 palavras 4 páginas
FACULDADE AVANTIS

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

ACADÊMICAS: KETHIELLI FAVERO
MAIRA RECH
RAYANI SERVAT
DISCIPLINA: MORFOFISIOLOGIA
PROFESSORA: KELLY ANTUNES DOS SANTOS
ODONTOLOGIA 2ª FASE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 30 DE ABRIL DE 2015
Infarto agudo do miocárdio

O que é infarto?
O ataque cardíaco ou infarto do miocárdio ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou até mesmo morra.
Quais são as causas?
Ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas ou bloqueadas inesperadamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura existente na parede interna da artéria. A presença de placas de gordura no sangue é chamada de aterosclerose, essas placas podem crescer, levando à obstrução cada vez maior da coronária e pode levar ao sintoma de dor no peito aos esforços.
O fechamento do vaso ocorre devido a uma ruptura na parede da placa de gordura, levando à formação de um coágulo que obstrui abruptamente a artéria e ocasiona o infarto agudo do miocárdio. Esta ruptura, formação de coágulo e fechamento do vaso pode ocorrer em placas de aterosclerose pequenas que causavam 20% a 30% de obstrução e, por isso, eram assintomáticas. Outra causa comum de infarto são espasmos de uma artéria coronária, que podem ser capazes de interromper o fluxo de sangue a uma parte do músculo cardíaco. Drogas, como a cocaína, podem causar tal espasmo.
Quais são os fatores de risco?
Idade (homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos). Hábitos de fumar, alcoolismo, uso de drogas estimulantes e sedentarismo. Hipertensão, diabetes, obesidade e até mesmo o estresse.

Quais são os sintomas?
A dor do infarto pode ser típica ou atípica, que são mais difíceis de identificar. A dor típica tem como características ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de suor, náuseas e

Relacionados