Faculdade Anhanguera Economia4

1409 palavras 6 páginas
2014
ETAPA 3
A microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação doponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.
Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.
Microeconomia, Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
De que forma o aumento da demanda afeta o custo logístico das organizações? Podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos. A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição.
A Microeconomia procura explicar as leis que regem o comportamento econômico de consumidores, de produtores e de mercados. Para isso, selecionam-se os fatores mais importantes, entre os inúmeros capazes de influenciar um fenômeno, e passa a considerar constantes as variáveis secundárias. Por exemplo, no estudo da fixação dos preços de determinado produto de uma empresa, avalia-se apenas o choque entre oferta e demanda. Por isso, uma das questões fundamentais da Microeconomia é a escolha das variáveis que serão utilizadas no estudo de determinado fenômeno.
O conhecimento da Teoria do Preço, é indispensável a quem quer e deseja aprofundar-se no conhecimento de como funciona o setor privado da Economia. Para tanto, abrange um diverso universo teórico, onde se desdobra em várias teorias: Teoria do Consumidor; Teoria da Produção e dos custos produtivos e Teoria do Bem-estar.
Com a articulação dessas ramificações teóricas, seriam envolvidas todas as funções essenciais que se realizam no interior de um sistema econômico. E todo esse aparato teórico, embora por vezes divorciado

Relacionados