Facul Karol

577 palavras 3 páginas
Nome: Karoláine Alves Tomaz RA: 7249599228
Curso: Gestão Financeira Professor: Wilson Fischer

Técnicas de Negociação

O que é Joint Venture? Dê exemplos.

Joint Venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.
Também pode ser chamada de um Empreendimento em Conjunto, ou seja, é uma associação de empresas podendo ser definitiva ou não, com fins lucrativos sem que nenhuma das empresas envolvidas perca sua personalidade jurídica.
Essa aliança compromete as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos. Para constituir uma joint venture, é necessário cumprir várias etapas e estabelecer objetivos, estrutura e a sua forma.
Existem dois tipos de joint ventures: joint venture contratual (non corporate) – na qual não existe a formação de uma nova empresa (não tem personalidade jurídica); joint venture societária – que implica a criação de uma nova empresa que tem personalidade jurídica própria.
Uma de suas principais vantagens é que as empresas envolvidas partilham os riscos e custos dos projetos, o que é essencial, pois muitos desses projetos requerem um grande investimento na fase inicial. Além disso, oferece a oportunidade de diferentes empresas aprenderem umas com as outras, ultrapassando os desafios de forma mais eficiente e competindo no mercado com mais competência.
Em contrapartida pode representar um maior risco de fracasso dos objetivos, porque a dinâmica de trabalho entre duas (ou mais) empresas distintas é sempre mais complicada, e a empresa menos competente poderá ser um empecilho para o sucesso do projeto. Iniciar e gerir os projetos requer bastante tempo e o processo de tomada de

Relacionados

  • Macacos
    19417 palavras | 78 páginas
  • linha do tempo
    20271 palavras | 82 páginas
  • ESTUDOS INTEGRADORES
    48181 palavras | 193 páginas