Factorr

3143 palavras 13 páginas
Fractura do colles
Esta temática abordará a fractura de Colles, onde se irá explicar o que é, como ocorre, algumas das suas características e tratamentos possíveis.
A fractura de Colles é a fractura mais frequente do ser humano (exceptuando as dos dedos das mãos e, talvez, as das costelas). Em mais de 90% dos casos deve-se a uma queda ao caminhar.
A fractura de Colles ocorre habitualmente isolada e surge em qualquer idade, mas torna-se mais comum em pessoas com idade superior a 40 anos. A razão para a prescrição de fisioterapia após uma fractura distal do rádio é que esta serve de mobilização primária que é o princípio mais importante da gestão de fractura, enquanto os programas de reabilitação começam geralmente 7-8 semanas após a lesão.
A fractura recebe o nome em homenagem a Abraham Colles (1773- 1843), um cirurgião irlandês, que foi a primeira pessoa a descrevê-la.
Colles descreveu a fractura oitenta anos antes do aparecimento do Raio
X e não teve oportunidade de a dissecar, limitou-se a descrever o que viu - a deformidade externa. A única especulação que fez (e também o único erro que contém o seu escrito) foi tentar definir a localização do traço de fractura, não referindo idades para a sua ocorrência.
Actualmente, as estatísticas de ocorrência de fracturas revelam que a fractura distal do rádio, além de ser a mais frequente, tende a aumentar pelo acréscimo de incidência nos idosos.
Revisão da literatura:
1. Etiologia:
A zona distal do rádio concentra o maior número de fracturas observadas num serviço de urgência de ortopedia, do total 95% são fracturas de Colles (também pode ser conhecida como: Fractura por angulação e fractura transversa do punho).
A fractura de Colles ocorre na extremidade distal do rádio, próximo ao punho, e caracteriza-se pelo desvio dorsal do fragmento distal.
A fractura de Colles é uma lesão comum mais frequente em crianças entre 6 e 10 anos e pessoas idosas, especialmente mulheres acima de 50 anos. É a fractura da

Relacionados

  • Capacidade Engrenagens S T PTC 9 10 2013 Copy
    27688 palavras | 111 páginas
  • Gestão do aprovisionamento
    13977 palavras | 56 páginas