factores e processos job Mussane

6446 palavras 26 páginas
Introdução

Ao estudarmos a estratificação social, devemos considerar não apenas as posições econômicas, de status e de poder, mas também o que ocorre com indivíduos, famílias e outros grupos sociais.

Assim sendo o trabalho apresenta como tema: Os Factores, Processos e Tipos de Mobilidade Social. Dentro deste assunto abordam se especialmente alguns ítens como, Fundamentos Psico-biológicos e Histórico-culturais da Mobilidade social; O lugar de Factores na Mobilidade Grupal e na Formação de “elites”; Divisão social do Trabalho, Diferenciação Estrutural e Multiplicação dos Papeis Sociais e Mobilidade.

O tema é de extrema relevância visto que, estudam não somente os diferentes fatores que ao analisar-se o tema descobrir-se-a oque contribue para a mobilidade social, como também o ritmo de tais mudanças, e o trabalho permite comparar diferentes contextos a fim de conhecer os tipos de sociedades de nosso tempo.

O objectivo geral deste trabalho é de:
Analisar os diferentes fatores que intervêm na mobilidade social.
Para além do objectivo acima plasmado, adicionam se outros objectivos que são destacados abaixo.
Objectivos específicos:
Caracterizar cada um dos factores da mobilidade social;
Explicar os factores e processos e tipos de mobilidade social.

Por forma a tornar o trabalho coerente, os autores organizaram obedecendo as normas de publicação de trabalhos seguidas pela UP. Neste caso, tem uma parte inicial que vem a introdução, seguida de desenvolvimento e conclusão, em última instâcia consta a referência bibliográfica.
A metodologia básica deste trabalho foi a consulta bibliográfica, como atesta no final do trabalho.

1.Os Factores, Processos e Tipos de Mobilidade Social
Alguns Conceitos
Antes de começar fazer se uma abordagem profunda sobre Os Factores, Processos e Tipos de Mobilidade Social, importa dar alguns conceitos que são indispensáveis para acompreensão dos ítens deste tema.
Processo
Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que

Relacionados