factores que levam um individuo ao consumo de drogas

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
FACTORES QUE PODEM LEVAR O INDIVIDUO AO CONSUMO DE DROGAS

São vários os factores que podem influenciar, ou mesmo levar ao consumo de drogas psicotrópicas não só entre os jovens, mas na população em geral. Existem factores individuais, sociais e culturais, mas também podemos considerar importantes factores psicológicos, religiosos e genéticos.

Os principais motivos apontados para o consumodestas drogas pela população em geral são:

 Desinibição;
 Transtornos de ansiedade, depressões e insónias;
 Desinibição sexual;
 Dificuldade em aceitar a realidade, fugindo das responsabilidades;
 Problemas financeiros, perda do emprego;
 Agressividade perante a sociedade.

A população mais jovem, pode ser levada ao consumo de drogas pelos motivos já apresentados, mas destacam-seainda outros tais como:

 Curiosidade;
 Desejo de viver outras experiências;
 Desejo de imitar alguém que lhe é próximo ou alguma personalidade admirada pelo jovem;
 Brincadeira por parte do grupo de amigos;
 Procura da diversão e prazer;
 Integração e aceitação por parte dos amigos;
 Confrontar os pais;
 Esquecer problemas de integração nos diversos grupos a que pertencem;
Problemas familiares;
 Desejo de testar limites e transgredir regras;
 Necessidade de auto-afirmação;
 Informação incorrecta ou ausência de informação.


POLIGAMIA

Poligamia, do grego muitos matrimónios, é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie.

No reino animal, a poligamia se refere à relação onde os animais mantêm mais de um vínculo sexual no período dereprodução. Nos humanos, a poligamia é o casamento entre mais de duas pessoas. Os casos mais típicos são a poliginia, em que um homem é casado com várias mulheres, e a poliandria, em que uma mulher vive casada com vários homens. Não deve confundir-se com o amantismo, que é também comum nas sociedades humanas, mas em que o laço com um parceiro sexual para além do casamento não é, nem aceite pela lei,nem na maior parte das vezes, de conhecimento público.1 .
É permitida por algumas religiões e pela legislação de alguns países.

Causas

A poligamia faz parte da cultura de várias sociedades humanas, mas tem geralmente causas económicas. Como consequência das guerras, em que muitos povos estiveram envolvidos e em que participavam principalmente os homens, muitas mulheres (e seus filhos)ficavam viúvas (e órfãos) e uma forma de prestar assistência a essas pessoas sem meios de subsistência, era o casamento. Outras causas incluem o êxodo rural, em que muitos homens trocam o campo pela cidade, ou migram para outros países, em busca de emprego, deixando um "excesso" de mulheres nas aldeias.

HOMOSSEXUALIDADE

Homossexualidade, também chamada de homossexualismo (do grego ntigoὁμός(homos), igual + latim sexus = sexo), refere-se à característica ou qualidade de um ser (humano ou não) que sente atracão física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou género. Enquanto orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afectivas e românticas" principalmente ou exclusivamente entre pessoas do mesmo sexo; "também se refere aum indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nesses atracões, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual."

Causas

São diversas as causas do homossexualismo, porém sempre ligadas à vida emocional e espiritual. Há pessoas que foram iniciadas no homossexualismo quando eram crianças - na maioriadas vezes por um adulto da família ou vizinhança. Outras pessoas foram vítimas de abuso sexual. Outros, ainda, cresceram em famílias desequilibradas, onde os papéis do pai ou da mãe estavam trocados ou indefinidos. Muitos gays e lésbicas trazem em seu histórico uma mãe dominadora e/ou um pai apagado. Quando o homossexualismo não é fruto de aliciamento ou violência sexual, sua causa mais comum é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo de Drogas
  • Consumo de drogas
  • O Consumo De Drogas
  • Consumo de drogas
  • Fatores que levam adolescentes ao consumo de álcool.
  • O que leva o indivíduo a utilizar drogas
  • psicodrama e consumo de drogas
  • A Alarmante evolução do consumo de drogas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!