Facsimo

3902 palavras 16 páginas
MÁCIA MARQUES, SOLANGE SANTANA ABREU

FASCISMO

Salvador
2012
MÁCIA MARQUES, SOLANGE SANTANA ABREU

FASCISMO

Trabalho apresentado á FACULDADE REGIONAL DA BAHIA, como complementação de nota da II unidade da disciplina RESPONSABILIDADE SOCIAL, do curso de Bacharel em Direito. Sobre orientação da Professora HILDA CARAMANTÍN SORIANO.

Salvador
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 ORIGEM DA PALAVRA FACISMO
3 A ORIGEM DA IDEOLOGIA DO FASCISMO
4 DEFINIÇÃO
5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E IDEIAS DO FASCISMO
6 IDEIAS FUNDAMENTAIS
7 O FASCISMO SEGUNDO MUSSOLINI
8 PRÁTICA DO FASCISMO
9 LEMAS E PROVÉRBIOS FASCISTAS
10 FASCISMO E NAZISMO
11 FASCISMO E SOCIALISMO
12 FASCISMO NO ÂMBITO INTERNACIONAL
13 CONCLUSÃO
14 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

2 ORIGEM DA PALAVRA FACISMO

A palavra fascismo vem do italiano "fascio", que significa "feixe". Mussolini a usou pela primeira vez em 1919. A origem do termo é a palavra em latim "fasces", nome de um machado cercado por hastes de madeira, símbolo de unidade e de poder justo na Roma antiga. Há quem diga que os "fasces" incorporam a essência do fascismo: as pessoas são as hastes de madeira, amarradas ao Estado para formar uma unidade poderosa. O Estado é o machado, que tem o poder de criar, de impor e de destruir.

3 DEFINIÇÃO
O fascismo um regime político instaurado por Benito Mussolini em Itália depois do final da Primeira Guerra Mundial e que se caracterizado pela ditadura e totalitarismo, pelo nacionalismo agressivo, militarismo e imperialismo, pelo culto do chefe, pelo anti-comunismo, pelo repressão e pelo corporativismo. Para por em prática os seus princípios, foi instaurado na Itália o regime de partido único, foram ignorados os direitos individuais dos cidadãos, o Parlamento foi transformado num simples orgão consultivo, foi criada a polícia política e a opisição foi sujeita a repressão muitas vezes

Relacionados