FACOL J LIO NETO

1657 palavras 7 páginas
FACOL - FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS

FUTSAL PARA ADOLESCENTES

JOÃO JÚLIO

Vitória de Santo Antão – PE
2015
JOÃO JÚLIO

FUTSAL PARA ADOLESCENTES

Pré-projeto apresentado requisito básico para a apresentação do Trabalho de do Curso de Educação Física.

Vitória de Santo Antão – PE
2015
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O futsal praticado por alunos nas escolas deve ter um objetivo completamente diferente do que é executado para o rendimento. O professor tem que mostrar que nas aulas escolares não é só jogar a bola para os alunos que eles já saem praticando a Educação Física. O professor tem que ter em mente que no ambiente escolar existe os mais variados tipos de alunos, sem falar na diferença entre alunos e alunas, pois muitos não gostam de praticar o futsal e tão pouco a Educação Física. Por este motivo às aulas de futsal devem atrair os alunos, fazer com que eles peguem o gosto e o habito pela pratica do futsal e da Educação Física.
Muitas crianças que praticam futsal abandonam o esporte devido ao mau relacionamento com o professor e à dificuldade em relacionar o esporte com os estudos (HALLAL et al., 2004).
Também ocorre que muitos não se consideram bom de bola e por este motivo sofrem discriminação de outros alunos, cabe ao professor trabalhar de forma que motive o interesse do aluno pela pratica do futsal com prazer e alegria. O futsal busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno de futsal desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é à base do processo da formação.
Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal (ETCHEPARE et al., 2004).
Segundo Voser e Giusti (2002, p. 42) existem

Relacionados