Facility Management Em Edif Cios De Servi Os

42549 palavras 171 páginas
UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

Aplicação de Ferramentas de Facility
Management à Manutenção Técnica de Edifícios de Serviços

Filipe Miguel Matado Pato Maurício

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil

Júri:
Presidente: Doutor Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito
Orientador: Doutora Inês dos Santos Flores Barbosa Colen
Vogal: Doutora Sónia Maria Cancelas dos Santos Raposo Costa e Silva

Outubro 2011

Aplicação de ferramentas de Facility Management à manutenção técnica de edifícios de serviços
Resumo
A gestão e manutenção do parque edificado é, actualmente, um dos mais importantes desafios para as organizações e seus responsáveis. Esta é, cada vez mais, uma área que pela sua importância para o funcionamento da organização e pelos elevados custos associados à exploração e manutenção dos edifícios requer uma optimização contínua.
Associada à optimização e à gestão técnica de edifícios, tem surgido uma nova área de investigação, designada facility management. Esta área, que pode ser definida como a integração de processos dentro da organização para manter e desenvolver os serviços acordados que apoiam e melhoram a eficácia das actividades primárias de cada organização, tem sido utilizada para melhorar a gestão das actividades de apoio à actividade principal.
Nesta dissertação, são bibliograficamente analisadas ferramentas como ciclo de implementação de acordos por nível de serviço e indicadores chave de desempenho que podem ser utilizados para avaliar, entre outras situações, o comportamento de edifícios ou da actividade de manutenção.
Após este estudo bibliográfico, foi realizado um trabalho de campo, onde se pretendia compreender se, nas actividades de gestão e manutenção, as organizações utilizam algumas das ferramentas descritas. Para além disso, como segundo objectivo, pretendia-se tomar conhecimento acerca das escolhas, dos entrevistados, por diferentes indicadores de desempenho.
Este inquérito foi aplicado a

Relacionados