FACES DO PERIODO DE 1960 A 1980 DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.

3231 palavras 13 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL.
ARLETE PREDÊNCIO DA SILVA

TÍTULO DO TRABALHO
FACES DO PERIODO DE 1960 A 1980 DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.

TRAJET´OTRAJETÓRIA HISTORICAade
NILOPOLIS
2014

ARLETE PRUDÊNCIO DA SILVA

TÍTULO DO TRABALHO
FACES DO PERIODO DE 1960 A 1980 DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [ESTATISTICA , CIENCIAS POLITICAS, PSICOLOGIA POLITICA, ECONOMIA POLITICA, FUNDAMENTOS HISTORICOS TEORICOS E METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL III ProfCLARICE DA LUZ KERNKAMP, MARILUCIA RICIERI, PAULO SERGIO ARAGAO,SERGIO GOES.

NILOPOLIS
2014
Este artigo ressalta as principais inflexões observadas na trajetória recente da mudança social do país por meio de três partes. A primeira busca localizar no governo Lula os sinais de retomada do projeto nacional de desenvolvimento apoiados na política social, enquanto a segunda parte descreve brevemente os padrões de mudança social dos últimos cinquenta anos no Brasil.
A última parte apresenta as principais características recentes da mudança social.
Secundário e subordinado às decisões de gastos dos setores privado e público. Naquela época predominou a máxima governamental de atribuir à dinâmica do rápido crescimento econômico a própria responsabilidade pela trajetória da distribuição da renda, o que deixava, por consequência, papel residual e estreito ao avanço da autonomia relativa do gasto social.
Somente com a Constituição Federal de 1988, responsável pela consolidação dos grandes complexos do Estado de Bem-Estar Social no Brasil, especialmente no âmbito da seguridade social
(saúde, previdência e assistência social), que o gasto social como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) passou a crescer, salvo o seu congelamento relativo durante a década de 1990 conduzido pelas políticas

Relacionados