FACES DO PERÍODO DE 1960 A1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Páginas: 10 (2270 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social como profissão reconhecida e inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, permitem identificar a historia de avanços e conquistas no sentidode consolidar uma produção de conhecimento que da sustentação teórica e metodológica para intervir na realidade social de forma critica e criativa, que este processo de intervenção se faz respaldada em projeto ético e político, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e a construção de uma sociedade justa.
A pesquisa em Serviço Social tem contribuído para avanços significativos emdiferentes campos da ação profissional, no âmbito das políticas publicas, enfrentando as expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e definição dos seus fundamentos teóricos e metodológicos, na consolidação do projeto ético – político profissional entre outros aspectos.
Os anos 80 marcaram uma etapa de amadurecimento da produção teóricaprofissional, sendo a universidade a grande protagonista deste processo. Nos anos 90 representam avanços quanto à consolidação do projeto ético – político da categoria, que repercutiu nas proposições destinadas à formação do profissional e no direcionamento social do mesmo aspecto assenciais para o desenvolvimento crítico, consolidação e reconstrução da própria natureza da atividade.
As décadasde 1980 a 1990 historicamente marcaram avanços e conquistas para o Serviço Social nos diferentes campos de ação, bem como em seu processo de consolidar – se como espaço de produção de conhecimento, em seu próprio âmbito conhecimento.
Em questão dos fundamentos históricos e teórico/método lógicos do Serviço Social na contemporaneidade nos primeiros anos do século XXI. Algumas referenciam acercado Serviço Social latino – americano também serão apresentadas.
As relações sociais que envolvem esse processo de produção e produção social da vida em suas expressões materiais e espirituais. Essas relações que constituem a sociabilidade humana, explicam âmbitos diferenciados trama que envolve o social, o político, o econômico, o cultural, o religioso, as questões de gênero, a idade a etniaetc.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surgiu como profissão na década de 30, á classe dominante é a doutrina social da Igreja Católica, com o aprofundamento das expressões da questão social no período do capitalismo monopolista. Essa profissão no se deu no contexto social e histórico brasileiro, se deu passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista, que observou- se grandedesenvolvimento industrial e urbano da sociedade capitalista, combinado á hegemonia do capital industrial e financeiro.
A influência doutrinária européia influi diretamente na pratica dos profissionais do Serviço Social desde seu surgimento, com base do pensamento, católico europeu direcionava os assistentes sociais neste momento, sendo a Igreja Católica fundamento para a abertura de escolas de ServiçoSocial no Brasil. O Serviço Social atuava por moralizador, que seria necessária doutrina, educar e ajustar a “clientela’’ para que insiram na sociedade. A técnica era utilizar pelos assistentes sociais a serviço da doutrina, existia uma preocupação por parte dos profissionais em intervir junto ao comportamento dos indivíduos.
A respeito da psicologização, Leroux (1986) contribui com a idéia queessa forma de intervenção permite introduzir uma “roupagem moderna e cientifica que lhes confere uma base intocável’’
Dentro desta nova influência para o Serviço Social brasileiro, destacavam se dois movimentos: Sociedades de Organização da Caridade, principalmente com Maris Richmond e os Centros Comunitários com James Addams.
O Serviço Social passou a distinguir três métodos diferentes de ação:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!