Facebook - outdoor de emoçoes, sentimento e pensamentos

Páginas: 11 (2535 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
APRESENTAÇÃO

Navegar é preciso...

É com essa frase de Fernando Pessoa que começa o interesse do grupo pela Internet. O poema escrito há quase cem anos, hoje resume a necessidade de uma geração. É preciso navegar, é necessário ter um email, um perfil no Orkut, no facebook, seguidores no twiter, bem como em outras redes sociais.
 
A internet se tornou uma necessidade, pois em 10 anosassistimos o mundo se transformar, não só o mundo, mas também as relações e interações. Posso ter amigos onde e como eu quiser, em qualquer parte do mundo. Como um caso particular, um dos integrantes do grupo se casou com alguém que conheceu na internet, este é um dos maiores exemplos de que é possível chegar aonde nunca imaginávamos, nossos pensamentos agora alcançam todos os continentes.
 
DalaiLama, Jesus e Buda tinham seguidores, hoje qualquer pessoa que tenha Twitter também os têm, podemos ser quem quisermos, não é raro celebridades terem perfis falsos, o importante é ser seguido. São essas transformações e fenômenos que despertam nosso interesse, em especial as redes sociais. Deste modo, buscaremos entender as relações deste novo universo.
 
O foco será o uso das redes sociais paraexpressar o íntimo e o privado. A idéia surgiu em um dia que voltamos de um trabalho de observação e ao passarmos uma rodovia avistamos alguns Outdoors a beira da estrada, com um click tudo ficou claro. Em uma via expressa, neste caso a internet, pessoas constroem outdoors expressando suas idéias, acontecimentos, sentimentos e pensamentos.  Como disse o blogueiro Cris Prillo: “Twitter é um ótimolugar para dizer ao mundo o que você está pensando, antes mesmo de ter a chance de pensar sobre o assunto”.

1. REVISÃO DA LITERATURA

Segundo Mais três fenômenos emergiram para a transição da sociedade industrial para pós-industrial: Convergência progressiva entre os países industriais principalmente EUA e URSS, o crescimento da classe media na sociedade e na indústria e a difusão do consumode massa e da sociedade de massa. O conceito da sociedade pós-industrial diz respeitos às mudanças na estrutura social, na vida econômica, profissional e nas relações entre a ciência e a tecnologia.
Os surgimentos de novas tecnologias (informática e telecomunicações) nas ultimas décadas do século XX gerou grandes mudanças em vários campos: político, econômico e principalmente nas relaçõessociais. A internet possibilitou a comunicação à distância, encurtando essa mesma distância entre as pessoas. Um mundo novo começou com a internet. (Ercila, 2008).

Surgiu a implementação da era virtual como condutor de relacionamentos e expositor dos comportamentos desenvolvidos a partir da interação e cibernética tecnológica, conquistamos a possibilidade de interação imediata e em tempo real comtodos, tal modelo encanta a população. Nossos avós não podiam imaginar que existiria ambientes coletivos, que podíamos reunir inúmeros usuários com tantas afinidades, podendo frequentar quando desejassem independente de onde estivessem, conversarem e conhecerem “gente” nova, quando e em quanto tempo quiser e até descartando o uso dos aparelhos telefônicos. No entanto o contato antigamente eraestabelecido por meio de uma rede de conhecimentos reais, via telefone, hoje, as interações ocorrem dramaticamente na esfera de que podemos interagir virtualmente, seja individual ou em grupo, de curto, médio ou longo prazo, com conhecidos ou desconhecidos, surge a famosa era dos "muitos-muitos". (Lévy, 1999).

Segundo Costa (2005) essas novas interações coletivas demonstram uma transformação noconceito de comunidade e rede social, onde os indivíduos produzem suas próprias redes e suas comunidades pessoais, ou seja, ampliam-se e personalizam-se os domínios do coletivo.

Deste modo não podemos pensar, que as interações virtuais são geradas exclusivamente pelas tecnologias digitais, mas procuramos entender esse processo através da cibercultura[1], como modelo sociocultural que advém de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • emoções e sentimentos
  • Sentimentos e emoções
  • Emoções e sentimentos
  • Sentimentos e emoções
  • Emoções e Sentimentos
  • Emoções e Sentimentos
  • Emoções e sentimentos
  • Sentimentos e emoções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!