facaosa

951 palavras 4 páginas
Ponte Rolante
As Pontes rolantes são equipamentos usados para transportar cargas dentro de um espaço físico pré-determinado. Tem o nome de "ponte rolante" por ser constituída basicamente de uma viga principal apoiada em cada extremidade por apoios rolantes que se deslocam sobre dois trilhos elevados e paralelos afastados um do outro, o comprimento aproximado da viga.
O deslocamento da viga principal é no seu sentido transversal, tanto para a direita como para a esquerda, pela extensão dos trilhos e geralmente em planos horizontais ou, em casos especiais os trilhos podem seguir trajetória curva e os planos serem levemente inclinados.

Acrescentado à viga principal geralmente existe um guincho capaz de suspender as cargas verticalmente do chão até aproximadamente a altura da viga principal. Este guincho frequentemente está instalado sobre um carro que se desloca longitudinalmente através da viga principal
Conceito
Como um conceito de projeto, o maquinário remonta a 1870, quando várias pessoas desenvolveram versões deste projeto de guindaste para uma variedade de aplicações. Para além das versões em grande escala utilizados em aplicações industriais, alguns estilos menores para pontes rolantes podem também ser encontradas, principalmente em oficinas e pequenas empresas onde um guindaste pode ser muito útil. Um marceneiro, por exemplo, pode apreciar a disponibilidade da peça para transportar madeira, projetos acabados e ferramentas pesadas entre uma oficina e uma área de carga. Diversos locais podem fazer uso deste tipo de equipamento, e deve-se tomar o devido cuidado em sua operação, havendo normas que devem ser seguidas no içamento de carga para estabelecer padrões de segurança.
Origem
Historicamente, as pontes rolantes, tem sua origem de desenvolvimento na indústria portuária e são projetadas, hoje em dia, para atender diversos tipos de aplicações, respeitando a capacidade de peso da carga e os limites de espaço de cada ambiente. Alguns

Relacionados