Fabricação de óleo de soja

Páginas: 24 (5890 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
UNIBRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL

FABRICAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA

CURITIBA 2012

UNIBRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Ana Paula Lima Kauane Telles Mariano Menah Scarlet Michelle Unoki Solange Gomes Ferreira

FABRICAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA

Trabalho

apresentado

à

disciplina

de

Processos Industriais Aplicados a Farmácia, como requisito na obtenção de nota parcial doprimeiro bimestre, sob a orientação da professora Andrea Zacarias.

CURITIBA 2012

1 INTRODUÇÃO

Óleo de soja é o óleo comestível obtido apartir de sementes de Glycine max L. Merril (soja) através de processos tecnológicos de extração e refino. Esta definição é apresentada na Resolução 482 de 23 de setembro de 1999, que estabelece as características mínimas de qualidade para óleos egorduras. Ainda a legislação vigente, RDC 275 de 21 de Outubro de 2002 estabelece o manual de boas práticas na fabricação de alimentos, sendo aplicada a tecnologia de fabricação de óleo de soja. De acordo com o Ministério da Agricultura a cultura da soja foi a que mais cresceu nas últimas três décadas ocupando 49% das áreas plantadas na cultura de grãos no Brasil. Esse crescimento substancial é atribuídoao aumento da tecnologia no campo, além da amplificação das áreas de aplicação do produto. A soja também é matéria prima para outras linhas de produção e não somente extração de óleo, mas também na fabricação de rações animais e devido à estudos realizados para comprovar suas propriedades funcionais e medicinais, hoje é amplamente aplicada na alimentação humana. O óleo de soja é o óleo vegetalmais consumido no Brasil. De acordo com o Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais, sua produção em 1974 foi de 25,7 milhões de toneladas e em 2006 de 123,1 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de cerca de 400%, perdendo apenas para o óleo de palma que é o mais consumido no mundo. Nos últimos anos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), juntamente com outras instituiçõesde pesquisa e produtores, tem desenvolvido técnicas que possibilitaram um dos maiores índices de produção do mundo além de atingir alta concentração de proteína do produto final e estabelecer padrão Premiun de qualidade. A questão ambiental é foco de pesquisa na cultura da soja devido a possibilidade de aplicação na produção de biocombustíveis. Essa questão tem atraído países como a China para aquestão de importação da soja brasileira, considerada de alto padrão de qualidade, porém na tecnologia de biocombustíveis a soja é utilizada pela Europa e Japão já a alguns anos.

Desde 1989, quando a soja transgênica entrou na agricultura brasileira, várias discussões foram elaboradas na tentativa de regularizar a atividade no país. A soja transgênica é uma tecnologia aplicada, através dainserção de gene de outro organismo na soja capaz de tornar-la resistente ao glifosato (tipo de agrotóxico). Logo após, o governo do estado do Paraná assumiu o compromisso de tornar o território paranaense livre de transgênicos, porém em 2012 a área de plantio da soja transgênica no Paraná é de 10%. A sociedade cientifica divide-se com relação aos alimentos geneticamente modificados. Quanto a justiçabrasileira, a mesma determina que o consumidor tem o direito de saber se o produto é geneticamente modificado. O Decreto nº 4.680, de 24 de abril de 2003 dispõe sobre a rotulagem de alimentos geneticamente modificados tornando visível essa característica aos olhos do consumidor.

2 PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA SOJA

Divide-se em duas etapas: • A produção do óleo bruto; • O refino do óleobruto produzido. A obtenção do óleo bruto gera como resíduo o farelo ou torta que são produzidos em três etapas, armazenamento e preparação dos grãos e extração do óleo bruto. Armazenamento As condições de armazenamento da soja incidem diretamente no rendimento e qualidade do produto final. Se estiverem em más condições de armazenamento podem ocorrer problemas, tais como aquecimento da semente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fabricação do óleo de soja- visita técnica
  • Oleo de soja
  • Oleo de soja
  • oleo de soja
  • Transesterificação de óleo de fritura e óleo de sója
  • Extração de óleo de soja
  • ANÁLISE DE NITROGENIZAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA
  • processo de industrialização de oleo de soja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!