fablub

4295 palavras 18 páginas
Fábrica de Lubrificantes FABLUB - Diagnóstico da Estratégia Logística 1

Dados da Empresa e Características da Cadeia de Suprimentos

A Fábrica de Lubrificantes (FABLUB) comercializa anualmente 62 milhões de litros de lubrificantes e possui aproximadamente 8% do mercado do setor. Assim como os demais fabricantes de lubrificantes, a empresa vem passando por profundas transformações. Não obstante a redução na quantidade de armazéns nos últimos dez anos (de 110 unidades próprias para um armazém próprio na fábrica do Rio de Janeiro e outro da Danzas em São Paulo), nos últimos três anos o número de dias de consumo de produto acabado em estoque foi reduzido de 65 para 26. Também merece ser destacada a redução na variedade de SKUs nos últimos dez anos: de 1.200 para 450.

Na visão do Diretor de Operações da FABLUB, a estrutura e o funcionamento dos segmentos de mercado são determinantes para as decisões relativas à política de produção e à alocação dos estoques. Na empresa, a segmentação das políticas e dos recursos de produção e de distribuição observa as necessidades específicas de seis segmentos de mercado: aviação, mariner, off-shore, consumer, commercial e industrial.

Os segmentos aviação, mariner e off-shore apresentam necessidades de consumo tão específicas que são gerenciados por uma outra unidade de negócios da FABLUB. Quase a totalidade dos produtos comercializada nestes três segmentos é importada. A FABLUB no
Rio de Janeiro opera os segmentos consumer, commercial e industrial. 80% do volume produzido e faturado concentram-se nos segmentos consumer e commercial. Os 20% restantes no segmento industrial.

A modalidade de distribuição do segmento consumer é escalonada através de postos de combustível, distribuidores/revendedores e supermercados. Tanto no segmento commercial quanto no industrial a modalidade de distribuição é direta, sem intermediários. A força de vendas da FABLUB dedicada ao segmento consumer é menos técnica e “tem por

Relacionados

  • Fablub
    1384 palavras | 6 páginas