FABIO UCHOA

Páginas: 11 (2665 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
As estruturas de mercado se apresentam de forma bem interessante dentro do sistema capitalista, através delas podemos verificar os vários tipos de mercado e seu funcionamento, seja ele monopólio ou oligopólio por exemplo, que são os que mais se destacam, apresentam-se como dominadores dos ramos em que atuam, este domínio de empresas (nacionais e multinacionais) acabam limitando omercado para novas empresas que não conseguem competir, deixando de existir assim vários postos de trabalho e um aumento na renda nacional. De acordo com este trabalho alguns modelos não são atuais, mas que estão mais do que nunca praticado nos dias de hoje, deixando desta forma cada vez mais em alta o sistema capitalista.
1. ESTRUTURAS DE MERCADO
O preço e a quantidade de equilíbrio nos mercados éresultado da ação da oferta e da demanda. Entretanto, a oferta e a demanda interagem de modo a apresentar resultados muito distintos em cada mercado, pois cada um tem características específicas de produto, condições tecnológicas, acesso, informações, tributação, regulamentação, participante, localização no espaço e no tempo que o torna único. Porém, existem algumas características comuns quepermitem classificar as diferentes estruturas de mercado.
As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados são organizados, baseiam-se também em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes, tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação do produto, a transparência do mercado, os objetivos dos empresários, o acesso anovas empresas, etc.
As estruturas básicas são divididas em três grandes grupos:
 estruturas clássicas básicas;
 outras estruturas clássicas;
 modelos marginalistas de oligopólio;
2. ESTRUTURAS CLÁSSICAS BÁSICAS:
divide-se em dois grupos:
2.1 Monopólio
2.2 Concorrência perfeita
2.1 Monopólio
O setor é a própria firma, porque existe um único produto que realiza toda a produção. Dessaforma, a oferta da firma é a oferta do setor, e a demanda da firma é a demanda do setor.
O monopolista vende um bem, ou conjunto de bens, de maneira a concorrer com outros bens perante a renda disponível do consumidor.
As hipóteses do monopólio são:
 o setor é constituído por uma única firma;
 a firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo;
 existe concorrência entre osconsumidores;
 a curva de receita média é a curva de demanda do mercado.
O monopolista ajusta seu nível de produção até o ponto em que a Receita Marginal é igual ao Custo Marginal. O lucro aumenta se o incremento da receita marginal for maior que o incremento nos custos marginais de produção.
Na estrutura de mercado monopolista, a firma é única, de maneira que a entrada de novas firmas alterariaa estrutura do mercado. Em conseqüência, o monopólio somente se mantém se a firma conseguir impedir a entrada de novas firmas no mercado.
Fatores que concorrem para a manutenção do monopólio:
a. a dimensão reduzida do mercado;
b. a existência de patentes, o que impede a produção de um dado produto por firmas concorrentes;
c. proteção oferecida por leis governamentais;
d. o controle dasfontes de suprimento de matérias-primas para a produção de seu produto.
 
2.2 Concorrência perfeita
 
A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma concepção mais teórica, ideal, porque os mercados são altamente concorrenciais entre si, na realidade são apenas aproximação desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existir algum grau de imperfeição quedistorce o seu funcionamento.
As hipóteses do modelo de concorrência perfeita são:
a. existe um grande número de compradores e vendedores, desta forma o preço é dado para as firmas e para os consumidores;
b. os produtos são homogêneos, dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado;
c. existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto;
d. a entrada e saída de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uchoa
  • Fabio
  • fabio
  • fabio
  • Fábio
  • Fabio
  • Fabio
  • fabio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!