FabianoQueiroz

2018 palavras 9 páginas
FACULDADE TEOLÓGICA FATESUL
TEOLOGIA BÍBLICA

APÓSTOLO PAULO
( UM RESUMO DA SUA VIDA E SUA OBRA )

FABIANO QUEIROZ DE SOUZA

CURITIBA
2013
LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 1974.

O APÓSTOLO PAULO
Paulo era um homem de três mundos: Judaico, grego e cristão. Nascido na cidade grega de Tarso foi criado em lar judeu, segundo os costumes estritos do judaísmo.
Estando em Jerusalém ele declara haver sido criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei.
Paulo estava também familiarizado com o mundo grego e interpretou o evangelho de forma compatível com a cultura Helenística. O apóstolo Paulo estava familiarizado com o deus Sadan, e por assim dizer, também estava familiarizado com as ideias amplamente conhecidas de um deus que morre e ressuscita. Paulo estava familiarizado com a cultura e com a língua grega, no entanto, tanto a sua aproximação com a cultura quanto o uso que ele faz de termos gregos não implica na apropriação das ideias religiosas da Grécia.
A experiência de Damasco transformou em discípulo de Cristo um fariseu e perseguidor dos cristãos sem que se saiba nada a respeito de qualquer tipo de transição. Aos olhos da fé, não há questão exceto que a transformação súbita do inimigo dos cristãos em apostolo de Cristo resultou de uma trabalho especial de Deus, sua experiência em Damasco é em si mesma inefável.
Paulo é considerado o primeiro teólogo cristão, este título só pode lhe ser atribuído devido as suas experiências e conhecimento, que o estavam preparando para preencher sua tarefa de ordem divina. Paulo estava então preparado como teólogo judeu, a pensar, sob a orientação do Espírito Santo, nas implicações do fato de que o Jesus de Nazaré crucificado era de fato o Messias e o filho de Deus ressurreto e elevado ao céu. Isto o levou a muitas conclusões radicalmente diferentes daquelas que mantinha

Relacionados