Fabiano nevess

4204 palavras 17 páginas
BIOFÍSICA

Fabiano N. S.

Ipatinga
Novembro / 2012

BIOFÍSICA

RADIOATIVIDADE

Relatório de aula prática apresentado ao profissional docente da disciplina de Biofísica, curso de Biomedicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos – FUPAC / UNIPAC, como requisito de atividades disciplinares avaliativas pertinentes à matéria lecionada.

Ipatinga
Novembro / 2012
RESUMO

A Radioatividade, apesar de ser um assunto muito discutido nos últimos anos e aparentar ser uma descoberta recente, tem registros de estudos desenvolvidos e datados em mais de um século. Embora apresente diversos benefícios, ainda há muitas controvérsias a respeito do assunto, devido às catástrofes registradas ao longo dos anos. Mesmo assim, a radioatividade tem sido muito utilizada em prol da humanidade, visto que apresenta um grande potencial na área da saúde, no diagnóstico e tratamento de doenças que acometem drasticamente a população humana e cujas quais ainda não se dispõem de tecnologias eficientes para a total profilaxia das mesmas, além de ser utilizada também nas indústrias, no fornecimento de energia e na conservação dos alimentos, abrangendo outras funções, que, a cada dia se mostram mais presentes no cotidiano da população, à medida que se dá o avanço das tecnologias.

Palavras-chave: Radioatividade; Energia Nuclear; Medicina Nuclear.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: Processo de Desintegração Nuclear. 9 FIGURA 2: Processo de fissão nuclear 10 TABELA 1: Séries Radioativas Naturais 11 TABELA 2: Principais Radiofármacos e seus métodos de fabricação 14 TABELA 3: Principais Radiofármacos utilizados em diagnósticos 15 TABELA 4: Principais Radiofármacos utilizados em terapias 16 TABELA 5: Principais Radionuclídeos utilizados em terapias 17 TABELA 6: Principais Radiofármacos de Perfusão utilizados em diagnóstico clínico 18 TABELA 7: Efeitos de uma exposição à radioisótopos por adultos 22 TABELA 8: Exposições agudas e localizadas 23

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

Relacionados