Faat GIlvan 1º Bimestre

774 palavras 4 páginas
QUESTÕES TÓPICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
1) No Brasil, durante o Período Colonial, a educação ficou sob os cuidados dos jesuítas até o final do século XVIII. Comente como era organizada a educação por esses religiosos.
2) O que foram as Reformas Pombalinas? Comente.
3) O que eram as Aulas Régias? Comente.
4) O que o Ato Adicional de 1834 dizia a respeito da responsabilidade do Estado pelo oferecimento do ensino no Brasil?
5) Francisco Campos, ministro de Getúlio Vargas na década de 1930, foi responsável pela primeira reforma educacional de caráter nacional. Comente as características dessa reforma.

1) No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, o Ratio atque Instituto Studiorum, chamado abreviadamente de Ratio Studiorum.
Os jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. No momento da expulsão os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. A educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.
2) Com a expulsão saíram do Brasil 124 jesuítas da Bahia, 53 de Pernambuco, 199 do Rio de Janeiro e 133 do Pará. Com eles levaram também a organização monolítica baseada no Ratio Studiorum. Pouca coisa restou de prática educativa no Brasil. Continuaram a funcionar o Seminário episcospal, no Pará, e os Seminários de São José e São Pedro, que não se encontravam sob a jurisdição

Relacionados