f9494b64d36c5c0f7e73f5832d7d9ab2 1

1090 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE FILOSOFIA
PESQUISA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
PROFª. DRª ELISETE M. TOMAZETTI

ATIVIDADE DIDÁTICA

TRABALHO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO

Cristina Gabriela Feiber
Kety Élen Frazzon de Oliveira
Marcieli Eloisa Müller

Santa Maria, RS, 2008.

1. Introdução.
Neste trabalho apresentaremos uma atividade didática desenvolvida com o propósito de ser lecionada em uma aula de Filosofia do Ensino Médio. No desenvolvimento dessa atividade utilizaremos um filme e um texto filosófico, com o objetivo de aproximar os conteúdos trabalhados em aula do cotidiano dos alunos.
Para elaborar esta atividade, nos baseamos na metodologia desenvolvida pelo pesquisador em educação, Sílvio Gallo que compreende o ensino de Filosofia como uma pedagogia do conceito, onde a aula é articulada em quatro momentos didáticos, a saber: sensibilização, problematização, investigação e conceituação.
2. Apresentação do Tema.
O tema por nós escolhido para a construção da atividade didática em questão é situado na área da Ética e corresponde ao problema da mentira na sociedade. Para desenvolver o tema, utilizaremos o filme “Quanto vale ou é por quilo?” do diretor Sérgio Bianchi e, fragmentos do livro “Os devaneios do caminhante solitário” de Jean Jacques Rousseau.

3. Justificativa.
A escolha do problema da mentira como tema para o desenvolvimento da nossa atividade didática deu-se pelo fato de que acreditamos que este problema é algo recorrente na sociedade em geral. Sendo assim, se faz necessário problematizá-lo com os alunos e fazê-los refletir sobre tal problema que está presente em seu dia-a-dia.

4. Atividade Didática.
Num primeiro momento será projetado o filme “Quanto vale ou é por quilo?” no qual é feita uma comparação entre o período da escravidão com a sociedade atual brasileira. No filme são relatadas várias situações de corrupção dentro de entidades sem fins lucrativos que aparentemente ajudariam as pessoas mais

Relacionados