f229cb9d 30d1 4201 8fc4 3669fd0b1fa6

742 palavras 3 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
A idade média é marcada pela crise feudal, com o surgimento da burguesia e o enfraquecimento da igreja, o feudalismo começa a se enfraquecer e dar espaço para um novo tipo de classe que vem contradizer muitas coisas que o feudalismo pregava
Analisando o livro de história do 2° ano do ensino médio pude ver como é tratado este assunto aos jovens de hoje em dia, uma matéria ampla mais de muito riqueza cultural.

2 DESENVOLVIMENTO
Os autores deste livro de ensino de história do 2° ano do ensino médio do estado do Paraná são Altair Bonini, Edilson Aparecido, Chaves Fábio de Oliveira Cardoso, Fabio Luciano Iachtechen, Juraci Santos, Marcelo Fronza, Marli Francisco, Nádia Maria Guariza, Sueli Dias, Vanderléia Canha.
O modo como ele aborda os temas é relacionando tempo e espaço, como era as classes dominadoras e as classes dominantes, como foi formado os estados modernos, sempre mostrando quem era figura de liderança no feudalismo, como era o trabalho e qual era a função dos menos favorecidos economicamente. Sobre as rupturas da idade média e a moderna , ele cita muito sobre a perca de poder da igreja católica , que antes na idade média era uma líder religiosa e política e com o passar do tempo se tornou só uma líder religiosa , cita também que os grandes senhores feudais se enfraquecem com o crescimento da burguesia. Ele não cita praticamente nada sobre a Idade das trevas, mil anos de escuridão ou caça as bruxas.
Ele cita autores complementares sim como Leo Huberman, March Bloch e Hilario Franco Junior. Os autores tambem utilizaram fotos, mapas, imagens, e essas fontes que acrescentam o livro serve de apoio ao texto utilizado por eles, e também alguns são mais para aumentar o conhecimento nem tão relacionado assim com o texto. Com toda certeza se pode usar sim esses materiais metodológicos com imagens, e

Relacionados