FÓRUM MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO EM DAKAR

Páginas: 28 (6814 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013












AS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO: CONTEXTO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL.
FÓRUM MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO EM DAKAR.
Claudiane da Silva Cruz - Docente do 2o. ano do Curso de Pedagogia - Unespar


















SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 BANCO MUNDIAL 4
2.1 Histórico 4
2.2 Política Hegemônica 4
2.3 O Comprometimento do Banco Mundial coma Educação 4
2.3.1 Financiamento da Educação no Brasil 7
3 Conferência Internacional de Educação Para Todos 9
4 Fórum Mundial Sobre Educação Para Todos 9
4.1 Planos de Ação Regionais 13
4.2 O Brasil no Fórum Mundial de Dakar 13
5 EFEITOS DO FÓRUM DE DAKAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 17
5.1 Eliminar Disparidades de Gênero no Ensino Primário e Secundário até 2005 e; Alcançar Igualdade de Gênero naEducação até 2015 17
5.2 Garantir que Todas as Crianças Tenham Acesso a Educação Primária Gratuita e de Boa Qualidade e; Melhorar em 50% os Níveis de Alfabetização de Adultos até 2015 19
5.3 Formação de Professores Pós-Dakar 20
6 CONCLUSÃO 23














1 INTRODUÇÃO

Quando 155 nações se reuniram em Jomtien, na Tailândia para a Conferência Mundial de Educação Para Todos,em 1990, o fizeram com um objetivo em comum: erradicar o analfabetismo, fornecer educação à todas as crianças em idade escolar e, através desta, aumentar o crescimento econômico dos países considerados em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.
Para que isso acontecesse, foram estabelecidas metas e planos de ação, suporte às políticas educacionais dos países necessitados, através do financiamento.No entanto, mesmo com todo o envolvimento da UNESCO e do Banco Mundial no desenvolvimento de políticas educacionais durante toda a década de 1990, muitos países, em especial aqueles da África Subsaariana, continuaram em grande atraso educacional.
Em vista disso, uma nova reunião foi convocada e assim, aconteceu no ano 2000, o Fórum Mundial de Dakar, que contou com 164 países e 1100 participantes.Ali, os novos rumos da educação mundial foram estabelecidos, entre eles a inclusão dos menos favorecidos (sobretudo as mulheres), a importância da alfabetização de jovens e adultos e da formação adequada de professores. Com um novo prazo para que as metas sejam atingidas: 2015.
O Brasil, uma das nações do E-9 – grupo dos 9 países com o maior índice de analfabetismo do mundo – participou doFórum e apresentou o Relatório EFA 2000. Mesmo com melhoras e a adoção de políticas pré-estabelecidas pelo Banco Mundial, o Brasil não conseguiu alcançar sucesso significativo.
Após o Fórum, novas políticas no país foram estabelecidas, em especial no que diz respeito à formação do professores, o que não fez com que a qualidade no ensino aumentasse. Hoje, 12 anos após esta reunião, o Brasil ainda temum longo caminho a percorrer.
E é neste contexto que este trabalho se apresenta, abordando desde a influência do Banco Mundial nas políticas econômicas mundiais (principalmente no Brasil), passando pela Declaração Mundial da Educação Para Todos, com foco no Fórum Mundial de Dakar e seus efeitos para a educação nacional.



2 BANCO MUNDIAL

2.1 Histórico

O Banco Internacional deReconstrução e Desenvolvimento (BIRD) foi criado após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de oferecer crédito aos países por ela devastados. Com o sucesso na sua atuação, estabeleceu seu ponto de investimentos nos países em desenvolvimento, utilizando juros de crédito mais baixos, tendo em vista que países muito menos desenvolvidos que os europeus, não suportariam as mesmas condições dosfinanciamentos.
A Sociedade Financeira Internacional (SFI), criada em 1956 e que com financiamentos do setor privado promove investimentos em países em desenvolvimento, une-se ao BIRD, formando o Grupo Banco Mundial.
Este grupo é uma agência independente da ONU e atua como “articulador da relação econômica entre os países do terceiro mundo” (FONSECA, 1998). O objetivo principal do Grupo é reduzir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Declaração Mundial sobre a Educação para todos
  • Fórum Social Mundial e Fórum Econômico Mundial
  • Fórum de educação
  • O fórum social mundial
  • forum mundial da agua
  • Forum mundial sustentabilidade
  • forum social mundial
  • Fsm o forum social mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!