FÍSICO QUÍMICA

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS CURRAIS NOVOS
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA DESCRITIVA
PROFESSORA: ELENIR RIBEIRO








ÁCIDOS E BASES




MARIA ERIJANE DA SILVA






CURRAIS NOVOS-RN, 18 DE ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROPRIEDADES GERAIS
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS



1. INTRODUÇÃO

Ácidos e bases são geralmente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e bases na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.
Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene oucosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chega a ser considerada um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que em soluçãoaquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-..
No presente trabalho irá mostrar as concepções de ácidos e bases de outros químicos e quais as sua contribuições para atualidade.


2. PROPRIEDADES GERAIS
2.1 DEFINIÇÃO DE ARRHENIUS
Svant Arrhenius, no final do século XIX, desenvolveu um amplo trabalhosobre dissociação de compostos. Em 1887, ele propõe a teoria de dissociação iônica, a qual dizia, que determinadas substâncias, quando dissolvidas em água, davam origem à íons positivos e negativos.
As experiências às quais Arrhenius se fundamentou,se baseavam em condutividade elétrica em soluções aquosas.
Tendo estes conceitos de dissociação em mente, Arrhenius definiu um ácido como sendo umcomposto, que dissociado em água, libera íons H+.

H2SO4(l) → 2H+(aq) + SO42-(aq)

Arrhenius definiu as bases como sendo compostos, que dissociados em água, libera íons OH-.

NaOH (s) → Na+(aq) + OH-(aq)

Quando se mistura uma substância ácida com outra básica, ocorre o que chamamos de reação de neutralização, que é uma reação exotérmica, ou seja, que libera calor ao ocorrer.As reações de neutralização se baseiam na reação entre os íons H+ e os íons OH-, formando água como um dos produtos.

H+ + OH- → H2O

A definição de ácidos e bases de Arrhenius é utilizada até os dias atuais, entretanto, ela se aplica a poucas substâncias, principalmente, às que possuem H+ e OH- para serem liberados e só em meio aquoso.
2.2 DEFINIÇÃO DE BRøNSTED –LOWRY
Uma outradefinição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Johannes N. Bronsted e pelo inglês Thomas Lowry, independentemente, ficando conhecida como definição protônica. Segundo os dois, ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.

A definição de Bronsted-Lowry é mais abrangente que a de Arrhenius, principalmente pelo fato de nemtodas as substâncias que se comportam como bases liberarem uma hidroxila OH-, como é o caso da amônia (NH3). Além disso, a definição protônica não condiciona a definição de ácidos e básicos à dissolução em meio aquoso, como propunha a do químico sueco. Bronsted e Lowry definiram ácidos e bases a partir dos prótons que liberavam e recebiam.
De acordo com essa definição, é evidente, que amboscoexistam na forma de par conjugado ácido-base, ou seja, obrigatoriamente a base recebe o próton doado pelo ácido, caso contrário não se aplica a teoria. É importante ainda salientar que algumas espécies podem comportar-se como ácido ou base sendo chamada de anfótero, esse comportamento é observado em função do tamanho minúsculo do íon que por estar no centro de um campo elétrico tem uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisico quimica
  • Fisico-Quimica
  • Físico-quimica
  • fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico-quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!