Físico, matemático e filósofo

Páginas: 17 (4074 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
BIOGRAFIAS

TALES DE MILETO: Filosofo e Matemático

Tales nasceu na Ásia Menor, atual Turquia na antiga colônia grega de Mileto, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C.
Considera-se o primeiro filosofo ocidental, Segundo alguns historiadores, Tales foi comerciante, o que lhe rendeu recursos suficientes para dedicar-se a suas pesquisas.
Tales provavelmenteviajou para o Egito e a Babilônia, entrando em contato com astrônomos e matemáticos. Depois de aposentado, passou a dedicar-se à matemática, estabelecendo os fundamentos da geometria.
Tales é apontado como um dos 7 sábios da Grécia antiga, alem disso foi fundador da escola Jônica.
A sua fama estendeu-se a todo o mundo heleno, graças especialmente à predição de um eclipse do sol, cuja data não sesabe bem ao certo se foi a de 28 de Maio de 585 ou a  de 30 de Setembro de 609 a.C.- predição resultante do uso de uma das tábuas compostas pelos Caldeus, que anunciavam os períodos de 18 anos e 11 dias dos eclipses solares.
Atribuem a Tales não só a transplantação de conhecimentos matemáticos do Egipto para a Grécia, mas ainda à descoberta de várias proposições isoladas relativas às paralelas,aos triângulos e às propriedades do círculo, não apresentando nenhuma seqüência lógica, mas com demonstrações dedutivas. Poderá dizer-se que Tales deu a essas matemáticas uma característica que se conserva até hoje, o conceito de "demonstração ou prova”.
Conta-se também que Tales era tão sabido que, prevendo pela meteorologia uma colheita abundante, comprou todos os instrumentos usados paraprocessar a azeitona, arrendando-os tempos depois com um grande lucro. Essas duas anedotas referem-se ao mesmo filósofo - Tales de Mileto - e até hoje servem para ilustrar as relações contraditórias entre a filosofia e a vida prática.
Embora não existam fragmentos da obra de Tales, seu pensamento pode ser conhecido a partir da "Metafísica", obra do também filósofo grego Aristóteles.
Tales fezdiversas descobertas matemáticas. Além de estudar a geometria do círculo e do triângulo isósceles, Tales demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, baseado no comprimento de sua sombra. .
Tales era um filósofo visionário, que percebia a realidade muito além de seu tempo. Vivendo 2460 anos antes de Charles Darwin, afirmava que o mundo teria evoluído da água porprocessos naturais. Ele caminhava em todas as direções do conhecimento, da geometria aprendida inicialmente no Egito, por ele transmitida para os gregos, ao uso do relógio solar para dimensionar o tempo; da percepção das diferentes estações do ano, aos estudos sobre a alma humana.
Ele acreditava que tudo era constituído por uma substância primordial, neste caso, a água. Assim sendo, toda a vidateria se originado dela, embora seus discípulos divergissem quanto a ser este corpo a natureza essencial que a tudo permeia.
Os mais importantes divulgadores de sua obra, uma vez que ele nada escreveu sobre seus pensamentos, foram Aristóteles, Platão e Diógenes Laércio.
O filósofo envolveu-se igualmente em experiências inovadoras com o magnetismo, que na sua época representava apenas uma meracuriosidade em torno de matéria-prima constituída de ferro. Ele foi um dos primeiros estudiosos a rejeitar a visão religiosa dos gregos antigos, que viam nos componentes da Natureza, como o Sol, a Lua, e outros, elementos sagrados, deuses a serem reverenciados.
Tales de Mileto e os outros integrantes da Escola Jônica percebiam a constante transmutação das coisas, que se convertiam umas nas outras.Sendo assim, ele concluía que tudo partia de um princípio basilar, conhecido também como arché. Ele procurava, assim, uma nova compreensão do Universo, através da razão e da experiência, rompendo com o ponto de vista meramente religioso.

JONH BARDEEN – Físico

John Bardeen (23 de maio de 1908 - 30 de janeiro de 1991) um americano físico e engenheiro elétrico, a única pessoa a ter ganhado o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofo, matematico e fisico
  • Filósofos, matemáticos e Fisicos
  • Biografia filosofo, fisico e matematico
  • Fisicos, matematicos e filosofos
  • APS
  • APS fisico filosofo e matematico
  • Biografias de filosofos, matemáticos e físicos
  • Filosofo, Matemático e Fisico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!