Física

Páginas: 11 (2738 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
1 – Um corpo oscila com movimento harmônico simples de amplitude A. Que distancia o corpo cobre um período? Qual o deslocamento do corpo em um período?



2- Qual o deslocamento do corpo mencionado no problema anterior no instante em que a sua velocidade é nula?

3- Qual o módulo da aceleração de um oscilador de amplitude A e freqüência F quando a velocidade for máxima? Em que instante odeslocamento é Maximo?

4- A aceleração e o deslocamento de um oscilador harmônico simples podem ter a mesma direção? E a aceleração e a velocidade? E a velocidade e o deslocamento? Explique:

5- Certo ou errado:
(a) No movimento harmônico simples, o período é proporcional ao quadrado da amplitude.

(b) No movimento harmônico simples, a freqüência não depende de amplitude.

(c) Se aaceleração de uma partícula for proporcional ao deslocamento e tiver direção oposta à do deslocamento, o movimento que efetua é harmônico simples.

6- A posição de uma partícula é dada por x = (7cm) X cos 6t, com t em segundos. Qual é ( a ) a freqüência, ( b ) o período e ( c ) a amplitude do movimento da partícula? ( d ) Qual o primeiro instante, depois t=0, em que a partícula está na posição deequilíbrio? Em que direção a partícula se desloca neste instante?

7- ( a ) Qual a velocidade máxima da partícula mencionada no problema 6? (b ) Qual a sua aceleração máxima?

8- Qual a constante de fase δ na Eq. 14-4 se a posição da partícula oscilante no instante t=0 for (a ) 0, (b ) – A, ( c )A, ( d ) A/2?

9- Uma partícula de massa m parte do repouso em x= +25cm e oscila em torno daposição de equilíbrio em x=0, com o período de 1,5 s. Determinar as equações ( a ) da posição x em função do tempo t, ( b ) da velocidade v em função de t e ( c ) da aceleração a em função de t.

10- Calcular ( a ) a velocidade máxima e ( b ) a aceleração máxima da partícula mencionada no problema 6. ( c ) Qual o primeiro instante em que a partícula está em x=0 e se desloca para a direita?

11-Resolver o problema 9 com a partícula inicialmente em X=25cm com a velocidade Vo = +50cm/s.

12- O período de uma partícula oscilante é de 8s e a amplitude do movimento é de 12cm . No instante t=0, a partícula está na posição de equilíbrio. Determinar a distância coberta pela partícula no intervalo ( a ) de t=0 até t=2s, ( b ) de t=2 até t=4s, ( c ) de t=0 até t=1s e ( d ) t=1saté t=2s.

13- O período do movimento de uma partícula oscilante é de 8s. No instante t=0 a partícula está em repouso em X=A = 10cm. ( a ) Fazer o gráfico de X em função do tempo t. ( b ) Achar a distância coberta no primeiro segundo depois de t=0, no segundo, no terceiro e no quarto segundo depois de t=0.

14- As especificações de qualidade de certos equipamentos eletrônicos de uso militarexigem que o material suporte acelerações de 10g = 98,1 m/s². Para ensaiar o equipamento é comum usar uma mesa vibratória que pode oscilar com diversas freqüências e amplitudes. Uma delas tem uma vibração com a amplitude de 1,5 cm. Qual deve ser a freqüência da vibração a fim de a aceleração ser da ordem de 10g?

15- A posição de uma partícula é dada por X=2,5 cost, com X em metros e t emsegundos. ( a ) Calcular a velocidade máxima e a aceleração máxima da partícula. ( b ) Achar a velocidade e a aceleração da partícula quando X=1,5 m.

16- A proa de uma embarcação joga com um movimento harmônico simples vertical com o período de 8,0s e amplitude de 2,0 m. ( a ) Qual a velocidade vertical máxima da proa? ( b ) Qual a aceleração máxima? ( c ) Se um marinheiro de 80 Kg estiversobre a plataforma de uma balança, no convés da proa, quais as leituras máxima e mínima que se observam na balança, em newtons?

17- Uma partícula descreve um círculo com o raio de 40cm e a velocidade constante de 80cm/s. Calcular ( a ) a freqüência do movimento e ( b ) o período do movimento. ( c ) Dar a equação da componente X da posição da partícula em função do tempo t, admitindo que, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!