Física

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Conclusão:
Os experimentos realizados no Laboratório de Física da UBM-Cicuta com acompanhamento de profissionais capacitados, nos permitiu visualizar a teoria do Gerador de Van Graaff descrita noManual de Laboratório a nos disponibilizada ao iniciar as atividades.
O objetivo era executar três experiências dentre elas: Distribuição de cargas elétricas nos corpos, O poder das pontas e Linhas deforça em um campo elétrico.
Chegamos as seguintes conclusões por experiência:

Experimento 1: Distribuição de cargas elétricas nos corpos
Comprovação da existência de apenas uma carga:Concluímos que devido a presença de apenas uma carga as lâminas de alumínio afixadas sobre o Gerador Eletrostático se repeliram.

Efeito de atração e repulsão de um fiapo de algodão ocorrido entre uma pessoae a esfera do Gerador:
Observamos um interessante efeito de atração e repulsão do fiapo entre a mão de uma pessoa e a esfera metálica, motivado pela presença de cargas positivas e negativas nocorpo humano e apenas uma carga na esfera.

Experimento 2: O poder das pontas
Visualização de fuga de carga nas extremidades:
Visualizamos a fuga de carga pelas extremidades do torniquete devido apresença de apenas um tipo carga, provocando um movimento circular do mesmo.

Visualização de construção de circuito elétrico:
Visualizamos a construção de um circuito elétrico ao ascender umalâmpada fluorescente ao segurando-a nas mãos e aproximando da espera do Gerador.

Visualização de fuga de carga nas extremidades dos fios de cabelo:
Novamente visualizamos a fuga de carga pelas pontasdos fios de cabelo de uma pessoa, por meio da presença de cargas positivas presentes, uma pessoa ao tocar a esfera foi possível visualizar a movimentação dos fios de cabelo em forma de ondas devidoao fenômeno chamado “poder das pontas”.

Experimento 3: Linhas de força em um campo elétrico
No primeiro experimento foi possível visualizar exatamente a força de atração e repulsão presentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!