física

Páginas: 10 (2283 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu.
Curso: Informática
Alunas: Adriana Silva Assunção
Anne Marcelle Batista Dantas






RELATÓRIO REFERENTE À AULA DE ELETRICIDADE INSTRUMENTAL, ONDE FOI REALIZADA A CONSTRUÇÃO DE UM ELETROSCÓPIO DE FOLHA E FOIVERIFICADO ELETRIZAÇÃO POR ATRITO E POR INDUÇÃO.











Ipanguaçu-RN
2013.

Alunas: Adriana Silva Assunção
Anne Marcelle Batista Dantas






RELATORIO REFERENTE À AULA DE ELETRICIDDE INSTRUMENTAL , ONDE FOI REALIZADA A CONSTRUÇÃO DE UM ELETROSCOPIO DE FOLHA E PUDEMOS VERIFICAR A ELETRIZAÇÃO POR ATRITO E POR INDUÇÃO.Ipanguaçu-RN
2013.



LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: | Leis de atração e repulsão..........................................................................06




























SUMÁRIO


1. PARTE INTRODUTÓRIA...................................................................................... 05
2. DESENVOLVIMENTOTEÓRICO....................................................................... 06
3. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO...................................................................... 10
4. METODOLOGIA DO RESULTADO .....................................................................14
5. CONCLUSÃO ......................................................................................................... 151.INTRODUÇÃO

Realizar eletrização por indução, e ser verificada através do eletroscópio de Folha.
Este relatório contém procedimentos experimentais fundamentados na Lei de Coulomb, a qual descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas e estabelece que o módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional aoproduto das massas magnéticas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Esta força pode ser atrativa ou repulsiva dependendo do sinal das cargas, e levando em conta a Lei de Atração e Repulsão, elas se atraem quando possuem sinais diferentes e se afastam quando possuem o mesmo sinal. 

Para comprovar toda teoria citada, elaborou-se um eletroscópio de folha, uma ferramenta queindica a existência de cargas elétricas identificando se um corpo está eletrizado ou não. 




















2.DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Alguns materiais apresentam, sob determinadas condições, fenômenos elétricos que podemos explicar usando um modelo teórico. Estes fenômenos são observados pelo homem desde a antiguidade. E desde então houve vários modelos que forampropostos para tentar explicar a sua origem. O modelo que melhor explicou tais fenômenos é o modelo de cargas elétricas, que é usado até os dias de hoje. Este modelo prevê a existência de dois tipos de cargas elétricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo. Para explicar os fenômenos elétricos que eram observados, foi proposta a lei da atração e repulsão: cargas elétricas de mesmo sinalse repelem entre si e cargas elétricas de sinais opostos se atraem entre si. Veja o esquema das leis de atração e repulsão (Figura 01).

Figura 01: Leis de atração e repulsão


Os materiais em seu estado fundamental são neutros: a somatória de suas cargas elétricas é nula. É por isso que os fenômenos elétricos só podem ser observados em determinadas condições, ou seja, para que haja repulsãoou atração entre dois ou mais materiais é preciso que a somatória de suas cargas não seja nula. Isso quer dizer que é preciso que haja cargas positivas ou negativas em excesso no material.
É possível fazer com que um material que está neutro fique carregado eletricamente. Para isso basta fornecer ou retirar algumas cargas elétricas neste material, fazendo com que ele fique com uma carga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!