Física

Páginas: 11 (2694 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
1. (Unifesp 2008) A figura apresenta um esquema de equipamento utilizado para determinação de carbono e hidrogênio em uma determinada amostra de um composto orgânico (constituído por C, H e O) com massa molar 90 g/mol. A amostra no forno sofre combustão completa com excesso de gás oxigênio. No equipamento, o interior das regiões A e B contém substâncias sólidas para reter por completo,respectivamente, a água e o gás carbônico produzidos na combustão.

[pic]

a) Determine a fórmula molecular do composto orgânico analisado, sabendo-se que as massas de água e gás carbônico produzidas foram respectivamente 36 mg e 176 mg.
b) O compartimento B contém a substância hidróxido de sódio. Escreva a equação da reação que lá ocorre, sabendo-se que é classificada como reação de síntese.

2.(Uerj 2008) A pólvora consiste em uma mistura de substâncias que, em condições adequadas, reagem, com rendimento de 100 %, segundo a equação química a seguir:

[pic]
Sob condições normais de temperatura e pressão, e admitindo comportamento ideal para todos os gases, considere a reação de uma amostra de pólvora contendo 1515 g de KNO3 com 80 % de pureza. Calcule o volume total de gases produzidosna reação. Em seguida, nomeie os sais formados.

3. (Ufc 2008) O ácido fosfórico, H3PO4 pode ser produzido a partir da reação entre a fluoroapatita, Ca5(PO4)3F e o ácido sulfúrico, H2SO4 de acordo com a seguinte equação química:

[pic]

Considere a reação completa entre 50,45 g de fluoroapatita com 98,12 g de ácido sulfúrico.
a) Qual é o reagente limitante da reação?
b) Determine aquantidade máxima de ácido fosfórico produzida.

4. (Ufla 2008) Quando mergulhamos uma lâmina de zinco (Zn(s)) em uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl(aq)), ocorre a seguinte reação química, com produção de cloreto de zinco e gás hidrogênio:

[pic]
a) Calcule a massa de gás hidrogênio (H2) formada após o consumo de 1 mol de Zn na reação.
b) Calcule a massa de HCl necessária para preparar100 mL de solução desse ácido na concentração de 0,1 mol/L.

Dados: H = 1; Cl = 35,5.

5. (Unesp 2008) Uma das principais fontes de energia térmica utilizadas atualmente no Estado de São Paulo é o gás natural proveniente da Bolívia (constituído principalmente por metano). No entanto, devido a problemas políticos e econômicos que causam eventuais interrupções no fornecimento, algumas empresasestão voltando a utilizar o GLP (gás liquefeito de petróleo, constituído principalmente por butano). Forneça as equações químicas para a combustão de cada um desses gases e calcule os volumes de cada um deles que produzem 22,4 litros de CO2.

6. (Unesp 2008) Estudos recentes indicam que as águas do aqüífero Guarani (um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce conhecidos no planeta)estão sendo contaminadas. O teor de nitrogênio já atinge, em determinados locais, valores acima do nível de tolerância do organismo humano. Em adultos, o nitrogênio, na forma de nitrito, atua na produção de nitrosaminas e nitrosamidas, com elevado poder cancerígeno. Considerando as equações químicas a seguir,

[pic]
determine a massa da nitrosamina que pode ser produzida a partir de um litro de águacujo teor em nitrito seja igual a 9,2 mg. Apresente seus cálculos. Massas molares, em g.mol-1: NO2-1 = 46 e (CH3)2NNO = 74.

7. (Unesp 2008) Um procedimento muito utilizado para eliminação de bactérias da água é a adição de cloro com produção de hipoclorito. O cloro pode ser produzido pela eletrólise de uma solução aquosa de íons cloreto, segundo a equação I:

[pic]
Calcule o volume de H2produzido nas CNTP quando ocorre o consumo de 117,0 gramas de NaCl (massa molar = 58,5 g.mol-1) de acordo com a Equação I, e forneça a equação global que expressa a formação de hipoclorito a partir da eletrólise da solução de cloreto.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Uel 2008) Segundo projeções da indústria sucroalcooleira, a produção de açúcar e álcool deverá crescer 50 % até 2010, tendo em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!