Física e meio ambiente

Páginas: 15 (3749 palavras) Publicado: 16 de julho de 2013


Universidade Federal do Rio Grande do Norte │SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS


3a. Avaliação
Física e Meio Ambiente
DATA:


Aluno

Curso

Pólo

Tutor

Prof. Dr. Gilvan Borba

Caro aluno:
Você está recebendo a prova de 3ª avaliação. Ela está dividida em duas partes, a primeira tem como base o texto abaixo e cinco perguntas. Esta parte deve ser respondidaindividualmente e vale 6,0. A segunda é um experimento que pode ser feito em grupo de até três alunos. O roteiro para o experimento é um vídeo do youtube, cujo endereço está na prova.
A prova deve ser respondida toda por você (mesmo a parte que você fizer em grupo) e entregue ao seu tutor, no polo, no dia marcado para a realização da terceira prova.
Boa sorte.

 

AFP
Uma nuvem de poluentes dotamanho de três Brasis e com
3 quilômetros de espessura cobre uma parte da Ásia, onde vive um quinto da humanidade

Jacarta, na Ásia, envolta pela nuvem de poluentes: redução
de 15% na luz solar
Dez anos depois da Eco 92, há pouco para comemorar. A poluição e o uso predatório dos recursos naturais aceleraram o efeito estufa e a destruição das florestas. Mas existem formas de corrigir esses errosDaniel Hessel Teich

O perigo da degradação ambiental causada pelo homem costuma ser representado nas campanhas ambientalistas por animais ameaçados de extinção. O simpático e desajeitado urso panda, que está desaparecendo junto com seu habitat nas montanhas da China, é um dos símbolos mais utilizados pelos ecologistas. Neste momento, há um símbolo muito mais tenebroso no ar. Trata-se daformidável nuvem de poluentes que se estende do Japão ao Afeganistão, no sentido leste–oeste, e da China à Indonésia, no sentido norte–sul, abrangendo uma região da Ásia em que vive um quinto da humanidade. De tonalidade marrom e tamanho equivalente a três Brasis, essa nuvem de venenos tem 3 quilômetros de espessura e representa 1,5% da atmosfera na região. Nuvens parecidas flutuam ocasionalmentesobre os Estados Unidos e a Europa, mas nenhuma teve igual tamanho e durabilidade. A mancha foi percebida pelos satélites em órbita sete anos atrás e desde então vem sendo estudada por uma equipe de especialistas convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na semana passada, anunciou-se a primeira conclusão: trata-se da mais densa e ampla concentração de poluentes já detectada.
Na listadas grandes catástrofes ecológicas preparada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, a nuvem asiática é comparada ao buraco de ozônio, o pesadelo que dominou o debate ambientalista na década passada. "O perigo é global, já que uma nuvem desse tamanho pode cruzar meio mundo em apenas uma semana", adverte o alemão Klaus Töpfer, diretor executivo do Programa de Meio Ambiente da ONU. Ocoquetel de partículas de carbono, sulfatos e cinzas orgânicas é resultado das emissões de gases de fábricas, usinas termelétricas e escapamentos dos automóveis. Essa é, digamos, a contribuição industrial para o fenômeno. "O crescimento econômico do sul da Ásia fez com que a poluição dobrasse nos últimos vinte anos", diz o indiano Victor Ramanathan, coordenador do estudo que desvendou os segredos danuvem. Mas não é essa a única causa. A população pobre da região queima o que tiver à mão para cozinhar e se aquecer – de madeira a estrume, passando por garrafas de plástico e embalagens. Como no Brasil, a queimada é a principal ferramenta para abrir espaço para o plantio. Por causa da alta concentração de carbono, a nuvem de poluentes chega a reter 15% da luz solar. Por falta de sol, o solo estáficando mais frio e o ar, mais abafado. O ritmo das monções, o período de chuvas no sul da Ásia, foi alterado, com efeito catastrófico para a agricultura. A safra de arroz colhida no inverno na Índia foi 10% menor que em anos anteriores. Estima-se que 500.000 pessoas morram só naquele país em decorrência de problemas respiratórios causados pelo fenômeno.
Um desastre ambiental provocado pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade Fisica e meio ambiente
  • Educação física e meio ambiente
  • Atividade fisica no meio ambiente
  • Física do Meio Ambiente
  • Meio ambiente e a atividade física
  • Meio ambiente e a educação física
  • modulo de fisica e meio ambiente
  • A preservação do meio ambiente aliada à prática de atividade física.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!