Física e física

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Questões da Avaliação Integrativa
1) No experimento descrito a seguir, dois corpos, feitos de um mesmo material, de densidade uniforme, um cilíndrico e o outro com forma de paralelepípedo, são colocados dentro de uma caixa, como ilustra a figura a seguir (vista de cima). Um feixe fino de raios X, com intensidade constante, produzido pelo gerador G, atravessa a caixa e atinge o detector D,colocado do outro lado. Gerador e detector estão acoplados e podem mover-se sobre um trilho. O conjunto Gerador-Detector é então lentamente deslocado ao longo da direção x, registrando-se a intensidade da radiação no detector, em função de x. A seguir, o conjunto Gerador-Detector é reposicionado, e as medidas são repetidas ao longo da direção y.

As intensidades I detectadas ao longo das direções x ey são mais bem representadas por:

(adote: A absorção de raios X pelo material é, aproximadamente, proporcional à sua espessura, nas condições do experimento).
Comentário (Opcional. Mostrado para o aluno após o encerramento da prova.)
Para o eixo x, a intensidade é inicialmente I0 até que o feixe atinja o cilindro. A partir desse momento, a intensidade cai até um valor mínimo quando o feixeestá no meio do cilindro, passando então a aumentar até retornar ao valor I0 quando o feixe sai do cilindro. Ao atingir o paralelogramo, o feixe diminui de intensidade abruptamente e mantém esse valor até retornar abruptamente a I0 quando o feixe sai do paralelogramo.
Para o eixo y, a intensidade é inicialmente I0 até que o feixe atinja o paralelogramo, quando então passa a um valor menor (I1).Logo em seguida, quando o feixe atinge o cilindro a intensidade passa a diminuir até um valor mínimo quando o feixe está no meio do cilindro, passando então a aumentar até sair do cilindro, retornando ao valor I1. Quando então o feixe sai do paralelogramo, a intensidade volta a ser I0.
a)
b) c)
d) e)

2) Os gráficos na figura representam as posições de dois veículos, A e B,deslocando-se sobre uma estrada retilínea, em função do tempo.



A partir desses gráficos, é possível concluir que, no intervalo de 0 a t,
a) a velocidade do veículo A é maior que a do veículo B.
b) a aceleração do veículo A é maior que a do veículo B.
c) o veículo A está se deslocando à frente do veículo B.
d) os veículos A e B estão se deslocando um ao lado do outro.
e) a distânciapercorrida pelo veículo A é maior que a percorrida pelo veículo B.


3) A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000°C. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida aaltas pressões, podendo atingir temperaturas de até 370°C sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização.HINRICHS, Roger A. Energia e Meio Ambiente. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado).
Sob o aspecto da conversão de energia, as usinas geotérmicas.
a) funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica.
b) transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica.
c) podem aproveitar a energia química transformada emtérmica no processo de dessalinização.
d) assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.
e) utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.

4) No conjunto da figura, os fios e as polias são considerados ideais e o bloco B encontra- se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!