Física - todos os conceitos

Páginas: 9 (2040 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
TRABALHO DE FISICA

A) Campo (na física): Um campo é uma grandeza física associada ao espaço onde o valor mensurável da sua intensidade se designa intensidade do campo e define-se classicamente como a força por unidade de carga.
Com esta definição o campo representa o módulo da força que atua sobre a unidade de carga em cada ponto do espaço. Isto pode visualizar-se, no casodos campos vetoriais, por meio de linhas de campo (linhas de força), que, no caso das cargas elétricas ou magnéticas divergem se são do mesmo sinal, ou convergem se são de sinais diferentes.·.

B) Campo Elétrico:
 Carga de prova imersa em um campo elétrico gerado por uma carga fonte
Em termos físicos, o conceito de campo elétrico é um pouco complexo, mas a fim de compreendê-lo mais facilmente podemos dizerque ele é análogo ao conceito de campo gravitacional. Embora não consigamos vê-lo e nem tocá-lo, podemos constatar sua existência usando um corpo de prova.
Para determinar a existência de um campo elétrico, devemos colocar uma carga de prova eletrizada na região do espaço em que há um campo elétrico, dessa forma verificaremos que tal carga fica sujeita a uma força elétrica (), como mostra afigura acima. Portanto, as fontes de campo elétrico são corpos eletrizados, que chamamos de cargas fonte (Q).
Ao mover uma carga elétrica de prova em um campo elétrico, ela ficará sujeita a diferentes intensidades de força elétrica. Em cada ponto do campo elétrico definimos um vetor campo elétrico (). A intensidade desse campo elétrico é dada pela seguinte expressão:

Na expressão acima,  é o vetorcampo elétrico e  é o vetor força elétrico sobre a carga de prova (q), no ponto considerado. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade para o campo elétrico é newton por coulomb (N/C). A partir da definição anterior, podemos escrever:
=q.
Os vetores  e  têm as seguintes características:
- em módulo, F=|q|.E
- mesma direção
- se a carga elétrica é positiva (q > 0),  e  têm o mesmosentido
- se a carga elétrica é negativa (q < 0),  e  têm sentidos opostos

C) Gravidade: Do latim gravĭtas, a gravidade é uma força física que a Terra exerce sobre todos os corpos no respectivo centro. Também se trata da força de atração dos corpos em razão da sua massa.
A gravidade relaciona-se com o peso, isto é, a força de gravidade que exerce a massa do planeta sobre todos os objetosque se encontram dentro do seu campo de gravidade. O peso do mesmo corpo pode variar de um planeta para outro, consoante a massa destes seja diferente da massa da Terra.

D) Campo Gravitacional: A interação entre dois corpos que possuem massa ocorre devido a um campo que eles geram ao seu redor, esse campo é chamado de campo gravitacional, ou seja, o campo gravitacional é a região deperturbação gravitacional que um corpo gera ao seu redor.
Colocando-se um corpo de massa m na região do campo gravitacional de um corpo com massa M, temos:

A força que a massa M exerce sobre a massa m tem intensidade dada pela Lei Gravitação Universal de Newton e deve ter a mesma intensidade que a força peso, desta maneira:
F = P

G é a constante de gravitação universal (G=6,67. 10-11Nm²/Kg²).
Estaequação determina a intensidade do campo gravicional, de qualquer corpo em qualquer lugar.
Com esta equação não podemos calcular a aceleração da gravidade da Terra, pois ela possui movimento de rotação, não é totalmente esférica e não é homogênea, tais características faz com que a Terra tenha uma aceleração da gravidade diferente do seu campo gravitacional.

E) Agente Físico: São as diversasformas de energia a que possam estar expostas os trabalhadores. São os riscos gerados pelos agentes que têm capacidade de modificar as características físicas do meio ambiente. Por exemplo, a existência de um tear numa tecelagem introduz no ambiente um risco do tipo aqui estudado, já que tal máquina gera ruídos, isto é, ondas sonoras que irão alterar a pressão acústica que incide sobre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica para todos
  • Física
  • conceitos fisica
  • Conceito da física
  • Conceitos de fisica
  • Conceito de Fisica
  • Conceitos Básicos da física
  • conceitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!