Física para os gregos

Páginas: 5 (1016 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A Física Para Os Gregos



NOME:
Allan Bezerra Pinheiro
DISCIPLINA:
Introdução á Física
PROFESSOR:
Carlos Alberto Almeida



Introdução
A civilização grega foi tão marcante e importante que toda a sociedade ocidental tem costumes e conhecimento baseados na sociedade grega, portanto, somos basicamente fruto dos gregos.
A Grécia é chamada de o berço da civilização ocidental, nãosomente por conta de sua cultura e costumes, mas também por conta de sua grande contribuição filosófica e científica, além disso, foi da Grécia que veio a base do conhecimento que hoje chamamos de ciência.



















A Física Grega
Naquela época nem mesmo a definição de ciência existia e portanto a da física também era desconhecida. A primeira tentativa ocidental de daruma explicação para fenômenos naturais vieram dos gregos e dai saiu o conceito da física como conhecemos, o estudo da natureza e seus fenômenos em seus diversos aspectos.
A ciência da época não era exata e utilizava-se praticamente somente a filosofia para tentar dar uma explicação a determinados fenômenos, além disso, quase não se tentava provar através de experimentos as ideias dos grandesfilósofos da época.
Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental que se tenha notícia á recusar explicações sobrenaturais para os fenômenos naturais e defendia que todo evento físico tinha uma explicação natural.
Pitágoras acreditava que o mundo era feito por elementos finitos e dessa forma ele criou a noção do atomismo, uma ideia bem superficial, mas que estava, em parte, correta.
Demócrito deAbdera foi o principal pensador que impulsionou a filosofia do atomismo, que, juntamente de Leucipo de Mileto e Epicuro propuseram que todo o universo era constituído de pequenos átomos indivisíveis.
Aristarco de Samos foi historicamente o primeiro a defender o heliocentrismo, mesmo que para grande parte dos gregos antigos prevalecesse o paradigma geocentrista.
Arquimedes formulou osfundamentos da estática e da hidrostática, além disso, diferentemente da maioria dos gregos ele prezava muito pelo experimento, um dos recursos mais importantes para a ciência atual.
Aristóteles, considerado um dos principais filósofos naturais da Grécia antiga, tinha a ideia que o universo era feito por quatro elementos básicos: Fogo, Água, Terra e Ar, além de um quinto chamado de éter, elemento quepreenchia o restante do universo.
Tales de Mileto
Considerado o pai da ciência e primeiro filósofo ocidental, Tales de Mileto é apontado como um dos sete sábios da Grécia antiga. Além disso, fundou a Escola Jônica, uma das escolas que formou mais estudiosos naturais da Grécia antiga.
Considerava que a água dava origem a todas as coisas, uma espécie de elemento primordial da qual tudo era feito, seusseguidores não concordavam com essa visão de Tales, mas concordavam sobre á existência de um princípio único para essa natureza primordial.
Tales foi o primeiro que explicou o eclipse solar, verificando que a Lua era iluminada por esse astro.
Ele foi um dos grandes sábios da Grécia antiga que mais impulsionaram o crescimento da filosofia e através dela da ciência em geral.Demócrito de Abdera
Por muitos considerado o pai da ciência moderna, Demócrito de Abdera foi um filósofo grego que ficou famoso por ter sido o principal elaborador da teoria atômica. De acordo com ela todo o universo era composto por partículas indivisíveis chamadas átomos.
Embora ele não tenha sido reconhecido em Atenas, sua obra foi amplamente conhecida por Aristóteles, que por sua vezcomentou bastante em cima das obras dele e concordava com boa parte delas.
Para ele a divisão da matéria não pode ser infinita, pois ela não teria consistência já que nada poderia se formar da diluição sempre cada vez mais perto do vazio.
















Aristarco de Samos
Aristarco foi o primeiro cientista a dizer que a terra gira ao redor do sol e que a mesma possui um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS FILÓSOFOS GREGOS E A FÍSICA
  • Filosofos Gregos da Antiguidade e a Física
  • A FÍSICA MILÉSIA E A FORMAÇÃO DO CORPO POLÍTICO, JURÍDICO E SOCIAL GREGO
  • gregos
  • Gregos
  • Grego
  • Gregos
  • Os gregos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!