Física Movimento Uniforme e Uniformemente Variado

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
LISTA DE MOVIMENTO UNIFORME E UNIFORMEMENTE VARIADO

1. (UNESP) Um veículo está rodando à velocidade de 36 km/h numa estrada reta e horizontal, quando o motorista aciona o freio. Supondo que a velocidade do veículo se reduz uniformemente à razão de 4 m/s em cada segundo a partir do momento em que o freio foi acionado, determine
a) o tempo decorrido entre o instante do acionamento do freio e oinstante em que o veículo pára.
b) a distância percorrida pelo veículo nesse intervalo de tempo.


2. Um astronauta em solo lunar lança uma pedra verticalmente para cima no instante t = 0, com velocidade inicial de 32 m/s (g = 1,6 m/s2).

a) Em que instante a pedra atinge a altura máxima?
b) Qual a altura máxima atingida?


3. Determine o intervalo de tempo que um automóvel, de 5,0m decomprimento, gasta para ultrapassar um caminhão de 15,0m de comprimento. O automóvel e o caminhão estão em movimento, no mesmo sentido, com velo cidades escalares constantes de 72,0km/h e 36,0km/h, respectivamente.




4. A função horária de um móvel é dada por s = 5 + 3 t + 4 t2 (SI).
a) Verifique se o movimento é uniforme ou uniformementevariado.
b) Determine o espaço inicial, a velocidade inicial e a aceleração escalar.
c) Determine a função velocidade.


5. Sendo s = 4 – 2 t + 5 t2, a função horária de um móvel, no SI, determine a sua função velocidade.

6. A velocidade escalar de um móvel varia com o tempo segundo a expressão v = 6 – 3 t, para v em m/s e t em s.

a) Complete a tabela abaixo:
t(s)
0
12
3
4
v(m/s)






b) Calcule a aceleração escalar a do movimento.


7. Um rapaz estava dirigindo uma motocicleta a uma velocidade de 72 km/h quando acionou os freios e parou em 4 s. Qual foi a aceleração imprimida, em módulo, pelos freios à motocicleta?


8. Um objeto que se desloca com velocidade de 30 m/s é freado até o repouso, com aceleraçãoconstante. O objeto percorre 50 m até parar. Qual sua aceleração em valor absoluto?

9. Um trem parte do repouso e atinge a velocidade de 10 m/s, com aceleração constante igual a 2 m/s2. Determine a distância percorrida pelo trem desde a partida até atingir 10 m/s.

10. Um ponto material parte do repouso, com movimento retilíneo uniformemente acelerado, de tal forma que, após percorrer 12 m,está animado de velocidade 6 m/s. Qual é a sua aceleração?


11.Um carro viaja a 72 km/h e, de repente, o motorista pisa no freio. Sabendo que a máxima desaceleração que o freio produz é de 4 m/s2, qual a distância mínima em que o carro pára?


12.Uma partícula com velocidade igual a 10 m/s é acelerada na razão constante de 2 m/s2. Que distância será necessário percorrer para atingir umavelocidade igual a 30 m/s?

13.Um carro viaja com velocidade de 90 km/h (ou seja, 25m/s) num trecho retilíneo de uma rodovia quando, subitamente, o motorista vê um animal parado na sua pista. Entre o instante em que o motorista avista o animal e aquele em que começa a frear, o carro percorre 15m. Se o motorista frear o carro à taxa constante de 5,0m/s£, mantendo-o em sua trajetória retilínea, ele sóevitará atingir o animal, que permanece imóvel durante todo o tempo, se o tiver percebido a uma distância de, no mínimo,

a) 15 m. b) 31,25 m. c) 52,5 m. d) 77,5 m. e) 125 m.

14. A função horária da posição s de um móvel é dada por s=20+4t-3t2, com unidades do Sistema Internacional. Nesse mesmo sistema, a função horária da velocidade do móvel é

a) v = -16 - 3t b)v =-6t c) v =4 - 6t d) v =4 - 3t
e) v =4 - 1,5t

15. Um trem em movimento está a 15m/s quando o maquinista freia, parando o trem em 10s. Admitindo aceleração constante, pode-se concluir que os módulos da aceleração e do deslocamento do trem neste intervalo de tempo valem, em unidades do Sistema Internacional, respectivamente,

a) 0,66 e 75 b) 0,66 e 150 c) 1,0 e 150 d)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimentos Uniformes e Uniformementes variados
  • física
  • Atps
  • Fisica experimental movimento uniformemente variado
  • MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) QUEDA DE CORPOS
  • Relatório de Física: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
  • Lista de Física sobre Movimento Uniformemente Variado
  • Movimento uniforme e uniforme variado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!