Física Geral

Páginas: 50 (12421 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
introducão


Índice

Página 5 e 6 .....forças consertativas e forças dissipadas.

Página 6 à 10 ..... energia cinética,energia potencial,energia mecânica.

Página 10 à 22 ..... temperatura,escalas de temperatura.

Página 22 à 23 ..... dilatação térmica

Página 23 à 27 ..... conceito de calor.Calor sensível ,calor latente.

Página 27 à 32 ....condução de calor

Página 32 à 35..... gases ideais

Página 35 à 37..... primeira lei da termodinâmica

Página 37 à 39..... ciclos e motores térmicos


Forças Conservativas e Não-Conservativas

A Lei da Conservação de Energia se resume em afirmar que toda a Energia presente em um determinado corpo, não foi criada por ele, muito menos poderá ser perdida, apenas transformada.
Com isso podemos falar sobre as tais forçasconservativas. Em um determinado cálculo de trabalho de uma força, podemos dizer que o trabalho é dado pelo produto entre a força F, o deslocamento s e o co-seno do ângulo formado entre a força F e o deslocamento s, ou em outros termos temos que:

t = f. Δs. cos α

Se pensarmos em um trabalho onde o deslocamento não influencia em seu valor numérico, termos o que chamamos de forçasconservativas, ou seja, aquelas cujo trabalho independe da trajetória. A força peso é um exemplo de força conservativa, pois independente de qual a trajetória que o corpo irá percorrer, o seu trabalho será dado conforme o enunciado abaixo:

t = m. g. h

Onde m é a massa do corpo, g representa a constante gravitacional, e h a altura em que se encontra o corpo.

Perceba que neste esquema, o corpo de massam pode percorrer milhares de trajetos diferentes, pois o que realmente importa é a altura que ele está e o local gravitacional em que ele se encontra.

Pensando no oposto, as forças não conservativas, são aquelas em que o trabalho depende da trajetória percorrida. A força de atrito, a resistência do ar, a força normal, todas são exemplos de forças não conservativas. Nesse esquema o corpo, aopercorrer um determinado espaço terá correspondente um trabalho único, diferente de qualquer outro caso varie o seu deslocamento.

Forças conservativas e forças dissipativas

Forças que agem em um sistema a fim de modifica-lo são ditas forças dissipativas e as forças que não alteram a energia do sistema são chamadas de conservativas.
Podemos dizer que é graças ao conceito de energia que aciência obteve grandes avanços, em particular, a física, pois esse conceito está presente em diversos ramos desta área de conhecimento, como no estudo da mecânica, na termologia, na óptica e na física nuclear. Em parte, isso se deve à propriedade dos sistemas físicos de transformarem uma modalidade de energia em outra.
Sabemos que é possível transformar qualquer tipo de energia em outra, mas, emsentido literal, é impossível gastar ou criar energia. Por exemplo, pelo simples fato de acendermos uma lanterna ou ligarmos um rádio à pilha, estamos transformando a energia química (das pilhas) em outras formas de energia, como energia elétrica, quem em seguida é transformada em energia luminosa e calor, no caso do rádio, a energia é transformada em energia sonora.
Em muitos casos também podemospassar energia de um corpo para outro. Um exemplo básico dessa transferência de energia é a energia vinda do Sol, ele nos transfere energia sob forma de luz. Com isso e com base no princípio da conservação da energia, vemos que a energia total de um sistema isolado é sempre a mesma, isto é, é constante.

Forças conservativas

Na física, definimos forças dissipativas, que também podem serdenominadas de forças não conservativas, como sendo as forças que transformam a energia mecânica em outras formas de energia, como por exemplo, o som, calor e deformação.
A força de atrito faz um objeto parar, transformando sua energia cinética inicial em calor e som. Sempre que houver força de atrito, parte da energia mecânica do sistema vai ser transformada em calor e som. É possível verificar isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica geral
  • fisica geral
  • Fisica geral
  • fisica geral
  • Fisica geral
  • Fisica geral
  • Física geral
  • Física geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!