física 3 laboratório

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

ELETROSCÓPIO DE FOLHAS


NOME: ROBERTO NEVES BUENO VIANA

TURMA: 3060 SÁBADO

Data da prática: 24/08/2013

Prof. Eduardo Fernandes

2º relatório



INTRODUÇÃO
Prefácio onde deve constar as informações mais importantes do relatório. Não deve conter fórmulas.
É na introdução que o aluno vai dar um panorama geral do relatório, por issorecomendo que a mesma seja feita por último.
Caso o aluno queira fazer a inclusão de algum trecho que leu na internet ou em algum livro poderá faze-lo, desde que esse trecho esteja destacado (entre parênteses e em formato itálico).

OBJETIVO
Evidenciar a existência da força de repulsão entre corpos eletrizados com cargas iguais, e a aplicação da Lei de Coulomb relacionando o vetor força e adistância.
Verificar na prática a existência da força das pontas e seu princípio de funcionamento.













PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.
Material utilizado:

-Gerador de Van Der Graaff
-Haste metálica do eletroscópio com conector
-Folha de papel laminado bem finas
-Bastão de teste
-Haste metálica com conector para hélice
-Hélice metálica

Procedimento 1:

Após conectar ahaste do eletroscópio de folhas no topo do gerador de Van Der Graaff, e posicionar a folha de papel laminado, o mesmo foi acionado. Com o gerador ligado, as folhas metálicas que se encontravam próximas uma da outra, foram repelidas.

Tal fenômeno se deve ao fato de que a haste e as folhas metálicas foram carregadas com a mesma carga da esfera do gerador, e por estarem próximas, as folhascarregadas eletricamente com o mesmo polo se repeliram.


Ao aproximarmos o bastão de teste, devidamente aterrado, da esfera metálica, as folhas do eletroscópio tendiam a fechar novamente.
Questionamento 1: Haverá algum tipo de diferença se houver um carregamento de carga positiva ou negativa?
Resposta: Não, pois cargas de mesmo sinal sempre irão se repelir, portanto, se as folhas estiveremganhando elétrons, ambas terão carga negativa, ou se estiverem perdendo elétrons, terão carga positiva.

Questionamento 2: Descreva o comportamento do vetor força ao longo das folhas.
Resposta: Para compreender o que acontece temos que entender a Lei de Coulomb, O que a Lei de Coulomb enuncia é que a intensidade da força elétrica de interação entre cargas puntiformes é diretamente proporcional aoproduto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Ou seja:

Onde a equação pode ser expressa por uma igualdade se considerarmos uma constante k, que depende do meio onde as cargas são encontradas. O valor mais usual de k é considerado quando esta interação acontece no vácuo, e seu valor é igual a:

Então podemos escrever a equação da lei deCoulomb como:

Sendo assim, o vetor força terá maior módulo onde a distância for menor, ou seja, a medida que as pontas forem se afastando, o vetor força nesta parte das folhas será menor que na base, onde estão unidas e a distância será menor.
Questionamento 3: Porque no momento em que aproximamos o bastão, as folhas repentinamente se fecham?
Resposta: O bastão de teste é ligado ao terra, sendoassim toda carga elétrica recebida por ele é dissipada, portanto ao aproximar o bastão da esfera, ocorre um descarregamento momentâneo da mesma, e consequentemente das folhas, dissipando momentaneamente a força de repulsão. Ao afastar o bastão, a esfera se carrega novamente e com ela as folhas, que voltam a se repelir.
Independente do gerador estar carregado positivamente ou negativamente,haverá o descarregamento elétrico ao aproximarmos o bastão de teste, pois todo condutor eletrizado, quando ligado a terra se descarrega. Se ele estiver eletrizado com carga negativa, ao ser ligado à terra o excesso de elétrons se desloca para a terra, deixando-o neutro. Se ele estiver eletrizado com carga positiva, ao ser ligado à terra, os elétrons da terra são atraídos para ele, descarregando-o. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rlc
  • fisica 3 laboratorio 1
  • relatório laboratório de física 3
  • relatório laboratório de física 3
  • Laboratorio de fisica
  • Laboratorio Fisica
  • Laboratorio de Fisica
  • Laboratório de Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!