Fígado

Páginas: 14 (3458 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
COLÉGIO TRILÍNGUE INOVAÇÃO








HEPATOLOGIA E HEPATITES




Trabalho de Biologia apresentado em cumprimento às exigências do professor Arceni Marcelo Dal Piva. Turma: 1º ano do Ensino Médio.



Vitória Helena Almeida Schettini Ribeiro


Chapecó, 26 de agosto de 2013.
1 INTRODUÇÃO
Os temas abordados pelo trabalho são as hepatologia e as hepatites. O objetivo dapesquisa é relatar o conhecimento sobre o fígado e suas enfermidades, as hepatites, com os tipos e características. Além disso, serão incluídos conhecimentos sobre a histologia e fisionomia hepáticas. Para realizá-lo, foi necessário seguir os seguintes passos: pesquisa bibliográfica e na Internet sobre o assunto, tradução para as línguas inglesa e espanhola, formatação no Word e Power Point e,finalmente, apresentação do trabalho em formato físico e digital.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FÍGADO
Segundo Silva (2013), o fígado é a maior glândula exócrina e endócrina do corpo humano, que está localizado no lado direito do abdômen. Apresenta um peso médio de 1,5 quilogramas, que pode variar de crianças a adultos e de homens para mulheres.
O fígado é um órgão maciço, constituído porcélulas chamadas hepatócitos. É a maior glândula do organismo e está localiza-se imediatamente abaixo do diafragma, na parte superior do abdômen. Recebe o sangue venoso, que vem do aparelho digestivo através da veia porta e armazena cerca de treze por cento de todo o sangue corpóreo. (LÓPEZ, MEDINA e MAGALHÃES, 2013, p. 3).

2.2 EMBRIOLOGIA HEPÁTICA
Segundo Nélida Cabral (2008/2009), a origemembriológica do fígado origina-se de um dos folhetos germinativos, chamado endoderme, do qual também dá origem a outros órgãos do trato digestivo, como estômago, intestino, entre outros. No embrião, formam-se o divertículo hepático, porção caudal do intestino anterior a quarta semana. Essa porção vai formar o fígado, a vesicular biliar e as vias biliares. O divertículo se expande para o septo tranverso,onde originará a porção maior do divertículo (que formará o fígado), e a porção caudal (que formará a vesicular biliar).
2.3 HISTOLOGIA HEPÁTICA
De Tomasso e Jorge (2003) citam que os hepatócitos são essenciais para o equilíbrio do organismo. A maior parte do seu suprimento sanguíneo provem da artéria hepática e o restante da veia porta. Sua cor escura se origina do sangue com altas quantidadesde ferro no interior. Possui uma capacidade regenerativa. Ele se organiza em lóbulos ou lobos, sendo o lobo direito (maior de todos), esquerdo, quadrado e caudado. A união dos lobos direito e esquerdo resulta no ligamento falciforme, e a junção entre o fígado e o diafragma, formam mais dois ligamentos: o triangular e o coronário. A irrigação sanguínea origina das artérias hepáticas,e o fígado é drenado pelas veias cava inferior e veia porta, sendo a última citada a via principal de comunicação hepática com o organismo. Os sinusóides são canais sanguíneos entre os hepatócitos, que se ligam com a veia hepática terminal. Além dos hepatócitos, há células que revestem os sinusóides.
2.3.1 CITOLOGIA HEPÁTICA
Ainda segundo De Tomasso e Jorge (2003), existem várias outrascélulas além dos hepatócitos. Os hepatócitos são as células mais importantes e tem a função de armazenar vitamina A, sintetizam proteínas sanguíneas e ainda albumina, protrombina, fibrinogênio, e lipoproteínas. As células de Kupffer se localizam na luz dos sinusóides. Apresentam a função de fagocitar antígenos, hemácias velhas (hematocarotese), e possíveis microorganismos que possam alterarnegativamente o sistema sanguíneo hepático. Células de Ito ou “células estreladas” produzem colágeno e armazenam vitamina A. Células endoteliais capturam lipoproteínas e facilitam a troca de fluídos entre os sinusóides e os hepatócitos. O espaço de Disse é o espaço que existe entre os sinusóides e os hepatócitos.


2.3.2 ENZIMOLOGIA HEPÁTICA
Segundo Dal Piva (2013), enzima é uma proteína que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fígado
  • Figado
  • figado
  • Sou teu fígado
  • Fígado
  • Fígado
  • figado
  • Fígado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!