Fígado

Páginas: 9 (2238 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
O Fígado
(RAFAELA) Em um adulto médio, o fígado pesa 1,4 Kg e, depois da pele, é o segundo órgão maior do corpo, sendo também a maior glândula do corpo. Ele está localizado abaixo do minúsculo diafragma, em sua maior parte no lado direito do corpo. O fígado é o órgão no qual os nutrientes absorvidos no trato digestivo são processados e armazenas para utilização por outros órgãos. É, portanto,uma interface entre o sistema digestivo e o sangue.
Estrutura do Fígado
( LISANE)O fígado é revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo (cápsula de Glisson). É constituído principalmente por células hepáticas ou hepatócitos (hepato- = fígado; -citos: células). Os hepatócitos têm formato poliédrico, muitas mitocôndrias, 1-2 núcleos, retículo endoplasmático liso e rugoso. Estes se agrupamformando os lóbulos hepáticos, onde os hepatócitos estão dispostos radialmente em torno de uma veia central. Os lóbulos se encontram uns nos outros em quase toda sua extensão. O limite de cada lóbulo é muito difícil de ser identificado. No entanto, em algumas regiões, os lóbulos ficam separados por tecido conjuntivo e vasos. Estas regiões ocupam os cantos do poliedro e recebem o nome deespaço-porta. O fígado humano contém de 3 a 6 espaços porta por lóbulo, cada um contendo um ramo da veia porta, um ramo de artéria hepática, um ducto (parte do sistema de ductos biliares) e vasos linfáticos. A veia porta contém sangue proveniente do trato digestivo, pâncreas e baço. A artéria hepática contém sangue proveniente do tronco celíaco da aorta abdominal. O ducto, revestido por epitélio cuboide,transporta bile sintetizada pelos hepatócitos, a qual eventualmente desemboca no ducto hepático. Um ou mais linfáticos transportam linfa, que eventualmente entra em circulação sanguínea. Todas essas estruturas estão envolvidas em uma bainha de tecido conjuntivo.
Cada espaço-porta é composto de uma vênula e uma arteríola (ramos da veia porta e da artéria hepática, respectivamente), um ducto biliar,vasos linfáticos e nervos. O espaço-porta também pode receber o nome de tríade porta pois, suas estruturas predominantes são a vênula, a arteríola e o ducto biliar. Da tríade, o sangue atravessa a placa limitante através de canais controlados por esfíncter. Esses canais descarregam o sangue numa rede de capilares chamada de sinusóides, que se constitui em espaços grandes revestidos de endotéliofenestrado.
Também estão presentes nos sinusóides os fagócitos fixos chamados células de Kupffer, que destroem as células sanguíneas desgastadas, bactérias e outro material estranho no sangue venoso que drena do trato gastrintestinal. Os hepatócitos possuem funções exócrinas e endócrinas além de acumular, detoxificar e transportar substâncias. Sintetiza proteínas como a albumina protro, mbina,fibrinogênio e lipoproteínas e secretam a bile fazendo parte da função exócrina. Os hepatócitos tem grande capacidade de regeneração do fígado através da perda de tecido hepático causado por remoção de cirurgia ou pela ação de substâncias tóxicas disparando um mecanismo onde os hepatócitos se multiplicam até que a massa original se restaure completamente. Porém nos humano, essa capacidade é limitada,mas sua importância reside no fato de que partes de um fígado podem ser utilizadas em transplantes cirúrgicos.
Os lóbulos hepáticos se agrupam formando os lobos hepáticos.



Posição e Localização:
(PRISCILA) O fígado está situado principalmente no quadrante superior direito do abdome, onde é protegido pela caixa torácica e pelo diafragma.

O fígado normal situa-se profundamente às 7ª –11ª costelas do lado direito e cruza a linha mediana em direção a papila mamária esquerda. O fígado move-se com as excursões do diafragma e na postura ereta sua posição é mais baixa devido à gravidade. Essa mobilidade facilita a palpação. A posição do fígado no sistema circulatório é ideal para captar, transportar, e acumular metabólicos e para a neutralização de substâncias tóxicas.
(...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fígado
  • Figado
  • figado
  • Fígado
  • Sou teu fígado
  • Fígado
  • figado
  • Fígado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!