fÍcica III

1045 palavras 5 páginas
Passo 1: Pesquisa

INTRODUÇÃO

Poeira ou pó, é uma quantidade de pequenas partículas de variadas origens, estruturas e composições, que se depositam a partir da suspensão pelo ar, como poeiras finas denominam-se partículas de pó com um diâmetro inferior a 10 micrômetros (10 µm = 0.01 m).
Se as partículas de pó são inferiores a 5 micrômetros de diâmetro, elas podem penetrar a membrana exterior dos pulmões. A maioria dessas partículas acumula-se então nos espaços disponíveis dentro dos pulmões. Desse modo prolonga-se o trajeto de difusão para o oxigênio, o que dificulta a respiração e provoca a falta de ar do paciente.
A doença resultante chama-se de Pneumoconioses, e é reconhecida geralmente como uma doença profissional típica dos mineiros.
O mesmo se pode dizer da doença Asbestose. No entanto, com a agravante de os filamentos ou microfibras de asbesto ser cancerígenos e também podem provocar alergias. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Poeira"
Certas poeiras, quando distribuídas em grandes quantidades e constituídas de pós inflamáveis podem originar grandes explosões por causa da sua grande superfície.
Sob aspectos militares explosivos podem ser definidos como substâncias ou mistura destas suscetíveis a sofrerem bruscas transformações químicas sob influência de calor ou ação mecânica. Destas transformações geram-se gases aquecidos sob alta pressão que tendem a expandir rapidamente levando a: (a) romper estruturas, (b) destruir equipamentos e (c) ceifar vidas humanas.
Nos Estados Unidos, que estudam as explosões de poeira de grãos há mais tempo, recomenda-se que a concentração máxima de poeira de grãos no ambiente de trabalho seja de 4 g/m^3 de ar. A faixa mais perigosa para gerar uma explosão, varia entre 20 e 40 g/m^3 de ar. Se uma lâmpada de bulbo (incandescente) de 25 watts pode ser vista a 2 m de distância num ambiente empoeirado, isso significa que a concentração de poeira é inferior a 40 g/m^3 de ar
As explosões em unidades

Relacionados

  • ESTATISTICA PARA OS CURSOS DJALMA1 1
    35542 palavras | 143 páginas