Fênomenos naturais

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
“FENÔMENOS NATURAIS E FENÔMENOS NÃO NATURAIS”


CONCEITO

Fenômenos Naturais

Pode-se dizer que um fenômeno natural é um acontecimento que não é artificial, ou seja, ele acontece sem a intervenção humana. Os fenômenos naturais podem de certa forma influenciar a vida humana a qual eles estão sujeitos, assim como os desastres naturais, as epidemias, às condições meteorológicas, entre outros.Na linguagem popular, o fenômeno natural muitas vezes aparece como sinônimo de um evento incomum, desastroso sob a perspectiva dos seres humanos. Muitos são os fenômenos naturais, bem como a formação de uma gota de chuva é um fenômeno natural, também um furacão, um terremoto também pode ser considerado um fenômeno natural.

Os fenômenos naturais são bastante impressionantes. Alguns deles sãotão raros, que muitas vezes a ciência, com todo o avanço tecnológico, não é capaz de identificar. A natureza é incrível e fantástica e muitas vezes ela age de forma que nós humanos, não conseguimos identificar tão fenômeno natural.

EFEITO ESTUFA

Efeito estufa provoca o aquecimento do planeta.
Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante,que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.

Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedadesde vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

O dióxido de carbono (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleodiesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.

Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera, certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases, esse fenômenoocasionará uma infinidade de modificações no espaço natural e, automaticamente, na vida do homem. Dentre muitas, as principais são:

• Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.
• Aumentosignificativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.
• Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.
• Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

O tema "efeito estufa" é bem difundido nos mais variados meios de comunicação do mundo,além de revistas científicas e livros, no entanto a explicação é razoavelmente simples. Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço; dessa forma, essa retenção provoca o efeito estufa artificial. Abaixo um esboço de como ocorre o efeito estufa natural e artificial ou provocado pelo homem.


ElNIÑO

El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. 

Nesta definição, considera-se não somente a presença das águas quentes da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenômenos Naturais
  • Fenômeno natural
  • Fenômenos naturais
  • Fenômenos Naturais
  • Fenomeno natural
  • Fenomenos Naturais
  • Fenômenos naturais
  • Fenomenos naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!