Fédon, sócrates

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
Fédon

O Filósofo grego, Sócrates, foi condenado pelo tribunal à pena de morte por ter sido injustamente acusado de corromper a juventude e não adorar alguns deuses da pólis (cidade). Pelatradição grega, os condenados à morte bebiam a cicuta, um veneno que paralizava todo o corpo até à asfixia. Mas só o poderiam fazer depois do pôr do sol. No último dia de vida, esperando que o solse pusesse no horizonte, Sócrates põe em dia as últimas palavras com os seus discíplos e amigos que se encontraram com ele nessa tarde dramática na prisão. Este diálogo fornece-nos as crençasdo filósofo na imortalidade da alma. O fédon é um dos quatro diálogos de Platão que se referem à condenação de Sócrates.
O fédon é o mais interessante e o mais importante deles todos pois expõeas crenças do filósofo, é uma apologia da própria filosofia e relata as últimas palavras de Sócrates ditas no último dia do cárcere, antes de beber a cicuta! Sócrates neste diálogo apresenta asua teoria da metempsicose, a crença na reencarnação do alma. A alma em vida deve lutar contra os prazeres e vício do corpo, onde a alma está condenada a viver e donde quer libertar-se. Essalibertação dá-se na procura do conhecimento, no esforço dialéctico do bem e da justiça. O filósofo é aquele que cuida da sua alma porque se desprende dos bens terrenos, vive para a sabedoria epratica o bem. A crença na imortalidade da alma está demonstrada na obra por quatro argumentos: a incompatibilidade dos contrários, o argumento da reminiscência (conhecer não é mais que recordar), oargumento das simplicidade e o da sucessão dos opostos.

Opinião Pessoal

Na minha opinião, Fédon foi uma das quatro maneiras em que Platão transmitiu a mensagem que Sócrates queria passarno seu leito de morte. Ele transmitiu as ideias sobre a reencarnação e libertação da alma , dizendo que um filósofo que cuida da alma é aquele que vive para o conhecimento e pratica o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fédon
  • Fédon
  • Fédon
  • Fedon
  • Fedon
  • fedon
  • Fédon
  • Fédon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!