fé e razão

Páginas: 2 (342 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
Capítulo I

FIDES ET RATIO


1. A Importância de buscar a verdade

O homem (Cf. João Paulo II, 1998, p. 6).
A grande importância que essa busca tem para o homem é inegável,segundo João Paulo II “quanto mais o homem conhece a realidade e o mundo, tanto mais se conhece a si mesmo na sua unicidade ao mesmo tempo que nele se torna cada vez mais premente aquestão do sentido das coisas e da sua própria existência”(João Paulo II, 1998 p. 5).

2. Fé e razão devem caminhar juntas

João Paulo II afirma que apesar da filosofia moderna terlevado a diante esse desejo de conhecer cada vez mais e mais e de ter feito um progresso da cultura e da historia, esses resultados positivos ela não deve esquecer que o homem é chamado avoltar-se para a realidade a espiritual, pois foi por ter ignorado este fato é que a razão curvou-se sobre si mesma e se tornou incapaz de atingir a verdade (Cf. João Paulo, 1998p.10-11).
Não é preciso muito esforço para notar que a filosofia moderna tem excluído o sobrenatural de seus estudos, sobre isso João Paulo II afirma:
A filosofia moderna, esquecendo-se deorientar a sua pesquisa para o ser, concentrou a própria investigação sobre o conhecimento humano. Em vez de se apoiar sobre a capacidade que o homem tem de conhecer a verdade, preferiusublinhar as suas limitações e condicionalismos. Daí provieram varias formas de agnosticismo e relativismo, que levaram a investigação filosófica a perder-se nas areias movediças dumcepticismo geral. E mais recentemente ganharam relevo diversas doutrinas que tendem a desvalorizar até mesmo aquelas verdades que o homem estava certo de ter alcançado (João Paulo II,1998, P.11).
Com essa afirmação o papa demonstra que fé e razão não são contrarias, mas que caminham uma ao lado da outra.

BIBLIOGRAFIA


JOÃO PAULO II. Fides et ratio. São Paulo:
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Razão e fé
  • A Fé e a Razão
  • Fé e razão
  • Fé e razão
  • Razão e fé
  • Fé e Razão
  • RAZÃO E FÉ
  • Fé e Razão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!