Fé e obras

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
- Acredito que se visitarmos um presídio contemplaremos uma verdade sobre a questão Fé e obras. A maioria dos presidiários se dizem inocentes dos crimes que cometeram enquanto suas obras parecemtestemunhar o contrário. Isto traduz em fato o que São Tiago nos diz, quando diz :

"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a umirmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assimtambém a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." (Tg 2,14-18)

Asemelhança provém do fato que é pelas nossas obras em concordância com nossas palavras definirem aquilo que somos. O que faz de um homem verdadeiro ou mentiroso, é justamente a concordância ou adiscordância entre palavra e obras, ou palavra e fatos. Disso pode-se concluir que um homem pode ter Fé em palavra e não tê-la em ato, pode não ter Fé em palavra e tê-la em ato (Isso é difícil) ou ainda podeter Fé em palavra e em ato.

As boas obras e a Fé não são a mesma coisa pelo simples fato de que a verdadeira Fé não move, ela é movida pelo amor, por isso São Paulo nos diz:

"A fé é ofundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." (Hebreus 11,1)

Onde fundamenta-se a esperança o amor trabalha. Ninguém pode esperar algo se não trabalhar pela sua aquisição e aaquisição da salvação tem como preceito amarmos uns aos outros como Cristo nos amou e isto é a força motriz de nossa Fé. Por causa disso São Paulo também nos diz:

"Mesmo que eu tivesse o dom da profecia,e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada." (1 Cor 13,2)

Neste versículo podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A fé e as obras
  • Fé e obra
  • A justificação é pela fé e não por obras
  • A fé e as Obras na Epístola de Paulo aos Gálatas
  • Analise da obra "não tenho fé suficiente para ser ateu"
  • RELIGIÃO E SERVIÇO SOCIAL
  • A AÇÃO COMUNICATIVA NA OBRA FÉ E SABER DE JÜRGEN HABERMAS
  • O que é Fé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!