fé e ciência

Páginas: 11 (2715 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Visão Geral:
A economia descritiva, também conhecida como contabilidade social, tem por objetivo a construção de modelos que descrevam a realidade a partir de um determinado período histórico considerando os elementos que influenciem no desempenho da economia. Uma vez proposto o modelo, este não será universal porque as variáveis e as condições iniciais da análise mudarão. Outra característicadesses modelos são que eles não podem ser criados sem a influência ideológica de quem os criou.
Junto com a economia descritiva estão a economia política e a política econômica, as três formam a ciência econômica. Elas são auxiliares e interdependentes. A economia politica tem por objeto a interpretação da atividade econômica baseada na identificação das causalidades que estão contidas dentrode um conjunto de leis sociais e históricas correspondentes a realidade estudada. Já a política econômica consiste na aplicação das leis estabelecidas pela economia política tendendo a transformar uma realidade econômica concreta em um sentido predefinido. Por último, a economia descritiva será fundamento das outras duas porque descreverá em determinado tempo e espaço os princípios e conjuntos deleis sociais e históricas, ou seja, a realidade econômica.
Então, fica claro que a economia descritiva fornece as bases para as demais disciplinas das ciências econômicas descrevendo a realidade para que seja interpretada e modificada conforme a perspectiva de futuro que tenhamos. Essa descrição pode ser específica considerando apenas um determinado período ou setor econômico, mas sem deixar deobservar os seguintes elementos: diferentes tipos de sujeitos, distintas categorias de relações sociais entre os mesmos, os diversos resultados da atuação dos sujeitos referidos. Diante desses elementos assumimos três grandes etapas previstas no método de construção de um modelo. A primeira é a formulação de um conjunto de hipóteses preliminares que serão estabelecidas observando o contextohistórico, promovendo a abstração da realidade e identificando o conteúdo ideológico. A segunda é o desenvolvimento dessas hipóteses através de uma explicitação lógica e progressiva das mesmas até chegar a um nível de abstração bem próximo do ponto de partida. A terceira é a comprovação empírica definitiva, ou seja, a aplicação do método da economia política que se dará através da comparação entre ashipóteses preliminares já formuladas e realidade histórica o que pode levar a uma reformulação de tais hipóteses, assim gerando um conjunto definitivo de leis sociais e históricas.
A construção de um modelo que descreva a realidade não é um processo linear que evolui perfeitamente até termos o método pronto, pelo contrário, a prática exige aproximações, reavaliações, reformulações etc. e isso implicaa possibilidade de haver superposições entre as várias fases da elaboração, mas ainda assim podemos estabelecer um referencial sobre a sequência dos passos a dar. Primeiro determinamos o objetivo do modelo ou sistema descritivo estabelecendo os limites espaciais e temporais do modelo, como também elementos históricos e culturais envolvidos. Logo após utilizamos um conjunto de hipóteses teóricasbásicas orientadoras da descrição que nos permitiram ter a real noção do que será produção, força de trabalho, força produtiva e se neste modelo cabem outros elementos comuns a nossa economia de mercado ou não. Por fim criamos e aplicamos o conjunto de princípios descritivos da seguinte forma: identificamos e ordenamos os elementos básicos da descrição, sujeitos econômicos, atos econômicos e objetosdos atos econômicos; a utilização de um conjunto de técnicas de medição, que poderá variar para uma mesma variável conforme mudamos o modelo e; a utilização de um conjunto de registro contábil, que considerará o período com base no qual se materializará a coleta de informações, o sistema de avaliação a ser usado para descrever em termos monetários: o número e a natureza dos instrumentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias e fe
  • Fé e Ciência
  • Ciência e Fé
  • Fé e ciencia
  • Ciencia e fe!
  • Fé e ciencia
  • ciencia e fé
  • A Fé na Ciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!