Fé não provém do homem.

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
Como presente de Deus, o homem pode aceitar a fé que opera nele por meio do Espírito Santo. Ou pode rejeitá-la. Suponha que um homem construiu uma casa. Agora, imagine que este homem oferece a casa para outro como um presente, uma doação. Este pode aceitar a casa (ou seja, receber a doação, o presente), ou pode recusá-la (e acreditem, já presenciei isso acontecer muitas vezes, por orgulho,desconfiança, ou outros sentimentos assim!).
Pergunto: quem é o grandioso? Quem é o magnânimo? O homem que ofereceu a casa, ou o que a recebeu? O homem que deu o presente, ou o homem que o aceitou? O bem foi praticado por quem? Por aquele que disse “sim, eu quero o presente”, ou pelo doador? Não soaria estranho o donatário afirmar que o mérito pelo bem que recebeu é dele? “Ora, fui eu quem disse sim,mereci a casa portanto...”. Se não fosse o doador, o donatário poderia gritar milhões de “sim”, mas a casa não viria, porque a existência da casa não depende dele, donatário, mas do doador. O donatário não teria aquela casa se o doador não a quisesse doar.
Pois é exatamente assim que o homem age em relação ao maior presente que DEUS pode dar: A FÉ EM JESUS CRISTO. É evidente que o exemplo da casaé incompleto, e não retrata a grandiosidade do amor de Deus. Aliás, nenhum exemplo criado pelo homem será capaz disso, já que o amor de Deus “excede todo o entendimento” (Efésios, 3:19).
Quando Deus, por meio de seu Espírito Santo, se apresenta diante de nós – Ele o faz constantemente, pela palavra bíblica ou pelos sacramentos – e nos oferece a Fé gratuitamente, o homem se encontra na mesmacondição daquela pessoa a quem foi ofertada a casa em doação: pode aceitá-la ou recusá-la.
Homens há que aceitam a Fé, e fazem-no reconhecendo sua completa impotência e incapacidade para, por esforço próprio, terem fé na obra salvídica da encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Tais pessoas compreendem que sua salvação não depende delas, e que nada podem fazer para serem salvas. Percebem que arazão e orgulho humanos não são capazes de conviver com a idéia de que o homem foi salvo por alguém que morreu pregado numa cruz. Aos olhos do mundo, ao juízo do Adão, é absolutamente humilhante ao homem reconhecer-se fraco, impotente. Aos olhos de Deus, esta é a verdadeira Fé. Fé que anula a carne e faz nascer o espírito! Aquele que se entrega à cruz de Cristo pela fé está a padecer tal qualCristo padeceu. Mas será glorificado tal qual Cristo o foi (Romanos 8:17).
Há homens que aceitam a Fé dizendo coisas como “aceito-te como meu senhor e salvador”. Mas continuam achando que foram eles quem “decidiram ter fé”. Não conseguem perceber que foi DEUS quem lhes ofertou a fé. Não conseguem admitir que nenhum mérito há em simplesmente dizer “sim”. Este sim não cria a fé. A “fé aceita” dessemodo é orgulhosa, pois se sustenta na presunção (tipicamente humana) de que nossas razões, decisões e atitudes podem salvar-nos e “garantir-nos” a vida eterna. É a fé do velho Adão, que não se entrega, não admite ser incapaz de se salvar por esforço próprio. É a fé da carne que não se anula, não “morre na cruz”. Talvez essa seja a fé da maioria de nós... ou não?
Há ainda homens que negociam sua fé.Algo como alguém que diz: “para morar naquela casa sou obrigado a humilhar-me e aceitar a doação daquele homem? Então que seja assim”. Como que pretendem “preencher uma condição” para serem salvos. Aceitam a Fé para serem salvos, e não porque reconheceram sua insignificância e incapacidade. Ou, ainda pior, acham que após “preencherem” esta condição, estão no direito de exigir que Deus faça o queeles quiserem! Algo como: “Pronto, te aceitei como meu senhor e salvador! Agora, dê-me isso e aquilo. Faça assim e assado, aqui e agora, rápido”. É um toma-lá-dá-cá: “eu te dou minha fé e tu me dás a salvação, ok?” Como se Deus precisasse “negociar” conosco. Como se estivéssemos fazendo um “favor” para Deus ao aceitar a Fé que Ele nos dá por meio de seu Espírito Santo. A Fé se torna um item...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HOMENS DE FÉ
  • Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
  • A fé na vida do homem
  • Minha fé não tira férias
  • A justificação é pela fé e não por obras
  • Fé de mais nao cheira bem
  • Fé, acredite ou não
  • A formação do homem de fé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!