Fé baha'í

Páginas: 7 (1544 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Fé Bahá’í 
A Fé Bahá’í ou bahaísmo é a mais jovem das religiões mundiais independentes. É uma crença universal, autônoma, detentora de normas e textos sagrados próprios. A Fé Bahá’í é uma religião que surgiu na Pérsia, hoje Irã, em 1844 e se baseia nos ensinamentos de Baha’u’llah e não possui rituais, cultos, cleros, dogmas e sacerdócio. Estima-se que existam 5 à 6 milhões de bahá'ís espalhadospor mais de 200 países e territórios.
Seus ensinamentos foram divulgados por todo o mundo e rapidamente a religião cresceu em quantidade de fiéis e disseminou-se em todos os continentes, principalmente na Ásia, na África e na América Latina.

O Báb
Em 1844, Siyyid 'Ali-Muhammad (1819-1850), conhecido como o Báb ("A Porta"), proclamou uma nova revelação de Deus, dando origem a Fé Bábí. Além deanunciar ser o Qá'im aguardado pelos muçulmanos, o Báb afirmava que sua principal missão era preparar a vinda de um profeta ou manifestante de Deus . Alguns bahá'ís consideraram Bahá'u'lláh ainda maior que o próprio Báb; porém, ambos são manifestações gêmeas e iguais.
Os Bahá'ís consideram o Báb como o arauto da Fé Bahá'í, pois Ele alude a uma figura Messiânica - "Aquele que Deus tornaráManifesto" - que brevemente se revelaria. Posteriormente, Bahá'u'lláh em 1863, declarou Sua missão, fundando a Fé Bahá'í.

Bahá'u'lláh
Mírzá Husayn' ‘Ali, que se intitulou Bahá'u'lláh (denominação Árabe que significa Glória de Deus), nasceu e viveu em Teerã, em 1817. Foi o fundador da Fé Bahá'í. Bahá'u'lláh proclamou em 1863 ser o Prometido pelo Báb e pelas demais religiões mundiais. Afirmou ser oportador de uma mensagem divina destinada a estabelecer a unidade mundial e eliminar os preconceitos e as divisões. Dono de uma sabedoria incomum, este ser devotado foi logo cedo conhecido como Pai dos Pobres. Escreveu epístolas aos principais soberanos da sua época, exortando-os à paz e à concórdia. Sofreu aprisionamento, tortura e exílios durante 40 anos até ser aprisionado definitivamente em Acre,na Palestina Otomana (atual Estado de Israel).

´Abdu'l-Bahá
Abbás Effendi (1844-1921), filho mais velho de Bahá'u'lláh, foi designado por seu pai como o centro de Seu Convênio e o intérprete autorizado de Seus ensinamentos, ao qual todos os bahá'ís deveriam se voltar. Ficou conhecido como 'Abdu'l-Bahá ("Servo da Glória"), que por sua vida totalmente devotada ao serviço e à propagação da Causa,os bahá'ís o consideram como o exemplo perfeito ao qual todos os seres humanos devem se espelhar. Ensinou a fé de Bahá'u'lláh para diversos países do oriente e ocidente, deu palestras e explicações a eminentes pesquisadores e filósofos, discursou em Londres, na Universidade de Stanford, Califórnia, no Templo Emmanuel, São Francisco.

Deus
As Escrituras Bahá'ís mencionam diversos atributos deDeus: Único, Inacessível, Omnisciente, Omnipotente, Imperecível, Todo-Geneoso, etc. Deus e a criação são considerados eternos, sem princípio nem fim. Apesar de ser inacessível, Deus tem consciência da Sua criação, transmitindo-lhe a Sua vontade e propósito através dos Seus Manifestantes.
Os ensinamentos Bahá'ís declaram que Deus é demasiado grande para que os seres humanos O possam compreender, ouobter dele uma mensagem correcta e completa. Desta forma, considera-se que a única forma para conhecer Deus é através dos Seus Mensageiros.

A Religião
O conceito Bahá’í de Revelação Progressiva baseia-se na aceitação da validade da maioria das grandes religiões mundiais, cujos fundadores são considerados Mensageiros de Deus. Ao longo da história da humanidade, têm surgido diversosManifestantes de Deus, que fundaram religiões com leis e ensinamentos adequados à maturidade e necessidades de diferentes povos. Nessas religiões encontramos princípios e valores que são comuns (exemplo: o amor ao próximo, o respeito pelos pais) e que nunca são alterados; também encontramos ensinamentos de carácter social específicos (exemplo: restrições alimentares ou o divórcio) que podem não existir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fé Bahá’í: pela paz e unidade no mundo
  • O que é Fé
  • fé mas fé
  • O que é fé
  • FES
  • A Fé é...
  • O que é fé?
  • Fé Religiosa e Fé Antropolóica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!