Fármacos Doenças Bucais

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Seminário de Integração I
Tema: Estratégias de promoção da saúde bucal
Parte: Fármacos utilizados no tratamento de determinadas doenças da boca Lícia, Rúbia e Jéssica Parreiras

Doença: Gengivite
O objetivo é reduzir a inflamação. Os dentes são completamente limpos por um profissional. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para soltar e remover os acúmulos dos dentes.Uma higiene oral cuidadosa é necessária após a limpeza dentária profissional. O profissional vai mostrar como escovar e como usar o fio dental. Além da escovação e do uso do fio dental, pode ser recomendada a realização de limpeza duas vezes por ano, ou com mais frequência em casos mais graves. Além de uma escovação e uma limpeza com fio dental cuidadosa e frequente, o uso de enxaguantes bucaisantibacterianos ou outros produtos pode ser aconselhado.
A clorexidina é uma substância antimicrobiana, utilizada principalmente na forma de solução aquosa para bochechos ou em solução pastosa de creme dental.
Doença: Periodontite
Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removidamecanicamente como exemplo, a raspagem.
Muitos tipos diferentes de antibióticos orais e tópicos podem ser utilizados para tratar a doença periodontal. Os tópicos são preferidos porque causam menos efeitos colaterais a os orais. Além disso, eles podem ser na forma de gel, cápsulas minúsculas, chip ou tiras, e podem ser aplicados sobre as gengivas ou abaixo delas. Esses antibióticos tratam a infecçãobacteriana que causou a doença periodontal. Podemos citar cloridrato de tetraciclina, doxiciclina, minociclina, macrólidos, quinolonas, e metronidazol. Temos como resultado a redução da inflamação, do inchaço, da presença de bactérias, e regeneração ou preservação do tecido conjuntivo.
Doença: Cárie
O tratamento para cárie inclui obturações, tratamentos endodônticos e restaurações. O tratamentogeralmente salva o dente. O tratamento precoce é menos doloroso e mais barato do que o tratamento de uma cárie avançada.
Medicamentos anestésicos são utilizados (lidocaína), óxido nitroso (gás do riso) ou outros medicamentos receitados para aliviar a dor (analgésicos) durante e depois do tratamento odontológico.
Doença: Fluorose
São manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes porexcesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Acomete crianças de 0 a 12 anos.
A fluorose costuma ser o primeiro sinal da intoxicação por excesso de Fluoretos. É muito comum em regiões onde a água é fluoretada, chegando até a 90 %, ou onde o nível de fluoreto natural é bastante alto. Costuma ser um problema de saúde pública quando alcança os níveis de comprometimento estético de parcela dapopulação.
Seja como for, a eficácia da fluoretação varia de conformidade com o nível de higiene oral da população, pode chegar a 60 % onde as pessoas têm maus hábitos alimentares e de higiene. Num sentido mais amplo, o flúor dos cremes dentais mais o flúor dos alimentos pode reduzir em até 90 % a incidência de cáries.
Para se minimizar o problema da fluorose, podem-se revisar os níveis de flúor colocadosna água, fiscalizar a indústria para que respeite a quantidade máxima permitida em alimentos processados com água fluoretada, fluoretar o sal doméstico como opção mais segura, evitando assim a reinserção da substância, ou diluir parte da água fluoretada em água com baixo nível de fluoreto. Ainda é preferível que crianças menores de sete anos não usem dentifrício fluoretado, ou usem apenas emquantidade semelhante a um grão de arroz.
O excesso de flúor pode ser tóxico apesar de em quantidade recomendada ser benéfico. Sua toxicidade pode ser aguda, quando grande quantidade de flúor é ingerida de uma só vez ou crônica quando pequenas quantidades são ingeridas continuamente. Em sua forma crônica a toxicidade pode afetar tecidos mineralizados (ossos e esmalte dental) causando fluorose...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doencas bucais
  • DOENÇA BUCAL
  • Relação entre doenças bucais e cardiovasculares
  • Etiologia e prevenção das doenças bucais
  • Manifestações bucais de doenças ocupacionais
  • campanha de prevenção de doenças bucais
  • resumo de etiologia das doenças bucais
  • A interação entre os farmacos e nutrientes no tratamento de doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!