Fármacos contendo cumarinas

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE -UNIVALE
FACULDADE DE CIÊNCIAS E SAÚDE –FACS
CURSO DE FARMÁCIA

Alunos: Karine dos Reis Costa
Lúcya Pimentel Goulart
Rafael Peixoto Guedes


FÁRMACOSCONTENDO CUMARINAS

A extração das furanocumarinas da planta Mama cadela foi feita com etanol, pois tal substância é solúvel neste solvente sendo possível assim a sua extração, a técnicautilizada foi refluxo durante quinze minutos.
A detecção dessas substâncias no extrato foi feita utilizando a luz ultravioleta, pois apresentam fluorescência. Utilizou-se um papel de filtro eaplicou duas gotas, sendo que em uma delas foi colocado uma gota de hidróxido de potássio (KOH) a 5%. Na mancha em que foi colocado o hidróxido antes de levar a luz UV percebeu-se que no extrato havia asubstância em estudo, pois se verificou uma leve fluorescência. E ao observar sob a luz ultravioleta verificou-se uma coloração amarela-fluorescente indicando a presença de uma furanocumarina.Na cromatografia em camada delgada o eluente utilizado foi tolueno-éter com uma solução saturada de ácido acético a 10%. A saturação tem o intuito de aumentar a polaridade do tolueno-éter. Após aeluição, observou-se na luz visível uma leve coloração que foi intensificada com a pulverização da placa cromatográfica com uma solução etanólica de hidróxido de potássio a 5% e em seguida levada a luzultravioleta. Sob o auxílio dessa última luz foi possível verificar a presença de furanocumarina no extrato. O fator de retenção observado foi de 0,74.
Ao utilizar-se o hidróxido de potássioou uma outra base tem-se a intensificação da fluorescência, pois ocorre à abertura do anel lactônico da cumarina, e a luz ultravioleta faz a isomerização do anel.
Questionário




1. Porque osumo e as cascas dos frutos cítricos podem causar lesões escuras na pele?


O sumo (caldo) e as cascas dos frutos cítricos, como a laranja e o limão, podem causar lesões escuras na pele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cumarinas
  • Cumarinas
  • CUMARINAS
  • cumarinas
  • farmaco
  • farmaco
  • Farmacos
  • Fármacos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!