Fármacia

Páginas: 15 (3719 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Introdução
Este Trabalho tem como principal objetivo descrever detalhadamente todo processo dos Eosinófilos Granulócitos: Definição, conceito, morfologia, classificação e falar sobre uma patologia relacionada. A patologia citada será Pneumonia eosinofílica.
Eosinófilos Granulócitos



Características gerais dos eosinófilos
São células sanguíneas responsáveispela defesa ou imunidade do organismo juntamente com outros tipos de células que constitui o plasma sanguíneo.
Desenvolvem-se na medula óssea antes de migrar para o sangue periférico.
Os eosinófilos são células inflamatórias, muito menos numerosos do que os neutrófilos, constituindo apenas 2-3% dos polimorfonucleares do total de leucócitos. Seu núcleo é bilobulado com grande mobilidade einúmeras vesículas citoplasmáticas. O citoplasma é quase inteiramente ocupado por grânulos específicos. O retículo endoplasmático, as mitocôndrias e o aparelho de Golgi são pouco desenvolvidos.
Sua vida média é de aproximadamente 13 dias, sendo seis dias em desenvolvimento na medula óssea, um dia na circulação e seis dias no tecido. Os níveis sanguíneos de eosinófilos sofrem variações durante o dia,atingindo maior concentração à meia noite e menor concentração ao meio dia.
Uma das principais funções dos eosinófilos é a defesa contra helmintos. Os helmintos estimulam a população Th2 a produzir IL-4 e IL-5. A IL-4 promove aumento de IgE, que se liga à superfície do helminto. A IL-5 ativa os eosinófilos, que se ligam ao imuno complexo e secretam grânulos com componentes enzimáticos.
*Proteína básica principal (MBP) - principal componente dos grânulos eosinofílicos. É lesiva ao epitélio brônquico, relaciona-se com a fase tardia da reação alérgica e defesa contra helmintos.
* Proteína catiônica eosinofílica (ECP)
* Neurotoxina derivada do eosinófilo (EDN)
* Peroxidase eosinofílica (EOP)
Essas células fagocitam e eliminam complexos de antígenos com anticorpo queaparecem em casos de alergia, como a asma brônquica. Observou-se experimentalmente que o eosinófilo não fagocita antígeno nem seu anticorpo isoladamente. Esses granulócitos são atraídos para as áreas de inflamação alérgica pela histamina, produzida principalmente por basófilos e mastócitos. os eosinófilos produz moléculas que inativem leucotrienos e histamina, assim modulando a inflamação.
Oseosinófilos não são células especializadas para a fagocitose de microorganismos. Sua atividade defensiva é realizada pela liberação do conteúdo de seus grânulos para o meio extracelular e pela fagocitose de complexo antígeno-anticorpo.

Os corticoesteróides (hormônio da camada cortical da adrenal) induzem uma queda imediata na concentração dos eosinófilos do sangue e nos locais de inflamação. Esseshormônios interferem na passagem dos eosinófilos da medula óssea, onde são produzidos, para a corrente circulatória.
Células eosinofílicas (possuem "afinidade por ácido") - normalmente transparentes, aparecem de cor vermelho-tijolo após coloração com a eosina, um corante vermelho e ácido. A coloração fica concentrada em pequenos grânulos no citoplasma celular, que contêm vários mediadoresquímicos, como a histamina e proteínas como a peroxidase de eosinófilos, ribonuclease (RNase), desoxirribonucleases, lipase, plasminogênio, e a proteína básica maior. Estes mediadores são liberados por um processo chamado degranulação após a ativação do eosinófilo, e são tóxicos para os tecidos do parasita e hospedeiro.
Em indivíduos normais eosinófilos constituem cerca de 1-6% das células brancas dosangue, e têm cerca de 12-17 micrômetros de tamanho. Em condições normais são encontrados na medula óssea, na junção entre o córtex e medula do timo, no trato gastrointestinal, ovário, útero, baço e linfonodos, mas não em órgãos como o pulmão, pele e esôfago. A presença de eosinófilos no último desses órgãos está associado a algumas doenças. Eosinófilos persistem na circulação por 8-12 horas, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacia
  • Farmacia
  • farmacia
  • Farmacia
  • Farmácia
  • Farmacia
  • Farmacia
  • Farmacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!