FÁBULAS

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Esopo
Esopo nasceu no ano de 620 a.C. Segundo o historiador Heródoto, Esopo teria nascido na Frígia e trabalhava como escravo numa casa, seria corcunda e gago, protegido do rei Creso. Dizem que asfábulas de Esopo encantaram tanto o seu dono que este o libertou. Dizem que Esopo recebeu honrarias e foi recebido em palácios reais. Esopo não escrevia histórias ele as contava para o povo, quegostava muito, mas só 200 anos após a morte de Esopo que as histórias foram escritas, seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo,em suas fábulas, é mostrar como nós, homens, podemos agir.




La Fontaine
Jean de La Fontaine foi um poeta e fabulista francês. Era filho de um inspetor de águas e florestas, e nasceuna pequena localidade de Château-Thierry. Estudou teologia e direito em Paris, mas seu maior interesse sempre foi a literatura.Por desejo do pai, casou em 1647 com Marie Héricart. Embora o casamentonunca tenha sido feliz, o casal teve um filho, Charles.
Em 1652 La Fontaine assumiu o cargo de seu pai como inspetor de águas, mas alguns anos depois colocou-se a serviço do ministro das finançasNicolas Fouquet, mecenas de vários artistas, a quem dedicou uma coletânea de poemas.
Escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido" e tornou-se próximo dos escritores Molière e Racine. Com a queda doministro Fouquet, La Fontaine tornou-se protegido da Duquesa de Bouillon e da Duquesa d'Orleans.
Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro erauma coletânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís 14. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundomoral. Escritas em linguagem simples e atraente, as fábulas de La Fontaine conquistaram imediatamente seus leitores.
Em 1683 La Fontaine tornou-se membro da Academia Francesa, a cujas sessões passou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fábulas
  • fabula
  • Fabulas
  • A Fábula
  • FABULA
  • fabula
  • Fábulas
  • fabulas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!