Fábula Esopo

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
O LEÃO, O LOBO E A RAPOSA
Adaptação: Nicéas Romeo Zanchett
O leão que reinava naquela floresta já estava bastante velho; sentia-se cansado e doente, mas ainda era muito respeitado.
Todos os animais foram visitá-lo, menos a raposa. O lobo, que não gostava da raposa e pensava em devorá-la, vendo que ela não vinha , aproveitou para cochichar no ouvido doleão.
- Majestade, o senhor reparou que todos vieram vê-lo, menos a raposa?
- É verdade - disse o leão zangado. - Pois vá procurar aquela abusada e a traga aqui, imediatamente.
O lobo logo tratou de aproveitar a oportunidade e saiu à procura da raposa. Assim que a encontrou, pegou-a pelo pescoço, pôs nas costas e levou até apresença do rei leão.
Mas a esperta raposa já tinha um bom plano na cabeça. Assim que chegou foi logo se justificando dizendo:
- Majestade, desculpe não ter vindo antes visitá-lo, mas estou muito preocupada com sua saúde e tenho andado à procura de algum remédio para curá-lo.
- É mesmo? - perguntou o leão. E mostrando-se muito satisfeito,continuou:
- E você já descobriu como será possível curar-me?
E a raposa, cheia de alegria, foi logo dizendo:
- Encontrei um velho amigo curandeiro que me informou a solução para o seu problema.
- E que solução é essa? - perguntou o leão.
- Ele me disse que para curar a sua enfermidadeserá necessário que o senhor passe a usar uma pele de lobo bem quentinha sobre as costas.
Ao ouvir isso, o leão deu um salto sobre o lobo e arrancou-lhe a pele.

Moral da História: Quem procura fazer mal aos outros, acaba sendo vítima de suas próprias artimanhas.

LOBISOMEM 1
Quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um Lobisomem. Também oserá, o filho de mulher amancebada com um Padre.
De acordo com a tradição popular, como homem, o Lobisomem é extremamente pálido, magro, macilento de orelhas compridas e nariz levantado. Mas o menino nasce normal. Porém, logo que ele completa 13 anos, a maldição começa.
Na primeira noite de terça ou sexta-feira, depois do seu aniversário, ele sai e vai até uma encruzilhada. Ali, no silêncioda noite, longe de tudo e de todos, se transforma em Lobisomem pela primeira vez e uiva para a lua.
A partir desse dia, toda terça ou sexta-feira, ele corre pelas ruas ou estradas desertas com uma matilha de cães no seu encalço. Nessa noite, ele visita 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde passa, açoita os cachorros e apaga as luzes das ruas e das casas,enquanto uiva de forma horripilante pro alto.
Antes do Sol nascer, quando o galo canta, o Lobisomem volta ao mesmo lugar de onde partiu e se transforma outra vez em homem. Quem estiver no caminho do Lobisomem, nessas noites, deve rezar três Ave-Marias para se proteger.
Para quebrar o encanto, é preciso chegar bem perto, sem que ele perceba, e bater forte em sua cabeça. Se uma gota de sangue doLobisomem atingir a pessoa, ela também vira Lobisomem.
Em todas as cidades, vilas e povoados do Brasil, o Lobisomem faz parte da mitologia local. Embora os motivos para se ser Lobisomem variem de um lugar para o outro, a tradição portuguesa ainda vive: "Toda mulher que tiver sete filhos machos, pode ter certeza que um deles vira Lobisomem. E, sendo sete meninas, uma, cedo ou tarde, vira Bruxa".
Nosul do Brasil, há a crença de que seja castigo[3] por incesto. Diz assim a tradição: "Eram os homens que havendo tido relações incestuosas, emagreciam. E todas as sextas, altas horas da noite, saíam de casa transformados em cachorro ou porco e mordiam as pessoas. Quem fosse mordido ficava sujeito a mesma maldição".
No norte, a maldição não tem razões morais. O Lobisomem é uma determinante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fábulas de esopo
  • fabulas de esopo
  • Fábula de Esopo
  • fabulas de esopo
  • Esopo
  • coletania de fabulas de esopo
  • Releitura das Fabulas- ESOPO
  • O BURRO SELVAGEM E O BURRO DOMÉSTICO – Fábula de Esopo Relatório de Pratica e Introdução a...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!